Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renascença lança nova programação com “música para sentir, Informação para decidir”

04 jun, 2023 - 21:00 • Redação

Renascença lança esta segunda-feira uma nova grelha de programação e uma nova sonoridade num posicionamento mais próximo da audiência, adaptando “cada momento da rádio ao percurso diário de cada pessoa”.

A+ / A-

Música para sentir, informação para decidir. A nova frase de estação da Renascença inspira a nova grelha e marca um novo posicionamento, “mais atento ao comportamento da audiência e à forma como as pessoas escutam rádio ao longo do dia, com mais música, entretenimento e informação de confiança”, refere Pedro Leal, diretor-geral da estação.

O lançamento da nova grelha é acompanhado por uma campanha de publicidade que tem como ponto de partida o programa As Três da Manhã. Levanta-te e anda é o desafio que Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves lançam aos portugueses para que escutem a nova Renascença.

Nesta campanha, define-se a nova Renascença como a rádio dos pais, dos filhos e com o espírito certo. Segundo Pedro Leal, “a nova Renascença é uma rádio para a família, que chega a todos, no carro, de manhã e ao fim da tarde, no horário de escritório, com muita música, e à noite com um programa de autor, sempre com o espírito certo. O que vamos tentar fazer é adaptar cada momento de rádio ao percurso de cada pessoa”, referiu.

Horário do Terço alterado para melhor responder à vida das pessoas

A nova grelha marca também um novo horário para emissão da recitação do terço na Renascença, que passa para as 20h30.

Ainda de acordo com diretor-geral da estação, “esta mudança pretende adequar um momento de recolhimento com um horário mais calmo e mais liberto da azáfama do dia-a-dia, entre a recolha dos miúdos nas creches, banhos das crianças, etc. A nossa preocupação foi passar o terço a diário, incluindo o sábado e o domingo, o que não acontecia anteriormente. O novo horário é mais consentâneo com a vida das pessoas – a vida de hoje não é igual à vida dos anos 50, 60, 70 do século passado. Esta atualização surge até pelo respeito pela audiência, encontrando-se um novo horário mais adaptado à vida atual”, adiantou.

Informação para decidir

Na área da informação, a aposta da Renascença nesta nova grelha é na relevância, com “uma aposta determinante no programa da manhã, fim de tarde e na plataforma digital, na procura de uma informação que se pretende de confiança, com contexto e análise”, refere Pedro Leal.

No desporto, a aposta na Bola Branca permanece e é reforçada. Com exceção do espaço das 22h30, "todos os espaços da 'Bola Branca' mantêm-se" e os relatos continuam e vão até ser reforçados através da plataforma digital.

“A partir da próxima época, na I Liga, além dos jogos dos três grandes, vamos ter também os relatos dos três grandes com quem a cada momento estiver no 4ª e 5ª lugar".

Grelha adaptada ao dia-a-dia

A grelha da Renascença pretende responder em cada momento à vida das pessoas. Interação, humor e divertimento de manhã, com Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves, e também ao fim da tarde, com Renato Duarte, Filipa Galrão e Daniel Leitão. Muita música ao longo do dia, com Teresa Oliveira e Sónia Santos e à noite a proposta de um programa de autor protagonizado por Paulino Coelho, com uma edição diária do Hotel Califórnia.

Ao longo da semana, na nova grelha da Renascença, o dia da rádio começa às cinco da manhã com Miriam Gonçalves, até às sete da manhã, altura em que Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques arrancam o prime-time da manhã com "As Três da Manhã".

O programa da manhã conta com humor, conversas e interação com a audiência. A edição das notícias é da responsabilidade do jornalista Sérgio Costa e a análise de Henrique Raposo e João Duque. Bola Branca a cargo de João Fonseca.

A partir das dez da manhã e até às cinco da tarde, a programação da Renascença é preenchida com muita música, respondendo às necessidades de quem está a trabalhar. Primeiro, entre as dez horas e a uma da tarde com Teresa Oliveira, que transita da rádio mais jovem do grupo, a MEGA HITS, e depois, entre a uma e as cinco da tarde com Sónia Santos. Nesse período, a informação está a cargo de Vitor Mesquita e as notícias da Bola Branca com Carlos Dias.

A partir das cinco da tarde e até às 20h30, surge o T3, um novo programa de fim de tarde com Renato Duarte, Filipa Galrão e Daniel Leitão. O T3 vai ocupar as tardes da Renascença e o regresso a casa dos portugueses, até às 20h30. Um programa com muita música e Informação com o jornalista Miguel Coelho e opinião de Henrique Monteiro, João César das Neves e Rui Miguel Tovar, estando a informação da Bola Branca a cargo de Luís Aresta.

No período da noite o regresso à Renascença de um programa de autor diário. Entre as 21h e as 23h Paulino Coelho assume diariamente o Hotel Califórnia, com os grandes êxitos dos anos 70, 80 e 90. Além deste espaço, o Hotel Califórnia mantém a edição de fim de semana, aos sábados, com Júlio Isidro.

A noite termina com um programa de informação, o Edição da noite, entre as 23h e as 00h, da responsabilidade do jornalista Pedro Caeiro, com entrevistas, análise e a atualidade do dia.

No espaço da madrugada uma estreia, entre a meia a noite e as cinco da manhã Sandra Torres assume a emissão. As notícias estão a cargo de Marisa Gonçalves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Simão Cunha
    19 out, 2023 Vila Nova de Famalicão 16:35
    Olá Três da Manhã, Notaram que para a Susana, Harvard é em Filadélfia?
  • Orlando
    27 set, 2023 Lisboa 20:59
    Venho por este meio lamentar a triste alteração do horário da missa. Espero que ainda a tempo venham a considerar repor o anterior e acertado horário habitual. Obrigado pela compreensão.
  • Alda Vasco
    23 ago, 2023 Almada 10:24
    É sobre o hotel califórnia semanal. Soube ontem que o Paulino volta já na próxima semana...que pena. Gosto mais de ouvir como Paulo Soares; gostava que continuasse assim.
  • Sérgio Rochamar
    09 jun, 2023 Santa Iria 06:13
    Antes de tudo, eu não queria estar na pele do ou dos decisores, pela mudança de horário do terço, pois a divindade não dorme e é implacável, com todos aqueles que atentam contra a fé de cada um. Os ateus ganham as batalhas, mas não ganharão a paz e a guerra. Nossa Senhora de Fátima já deixou de receber milhares de terços rezados, nomeadamente a da minha mãe. A rubrica “extremamente Desagradável” só ensina a sociedade a ridicularizar o seu semelhante. A “bola Branca” às 22h e 30 min. Traria as notícias desportivas de última hora. O nosso remédio é adaptarmos há grelha programática da R.R.
  • Maria do Céu
    08 jun, 2023 Coimbra 17:29
    Lamentavelmente, a RR deixou de transmitir o Terço à hora que mais convinha à maioria das pessoas, passando-o para uma hora em que praticamente ninguém o ouve, dado que as famílias estão a jantar... É este o serviço que a RR presta aos católicos?
  • Vitor Silva
    07 jun, 2023 Vila Verde 07:59
    Bom dia. Deixo aqui o meu desagrado, em relação ao horário do terço. Acho que não decidiram, nada bem em mudar o horário. Acho que foi uma tremenda falta de respeito, para com quem a tantos anos, vos era fiel a esse horário. Mudem isso e vão ver que tudo fica perfeito.
  • Miguel Ferreira
    07 jun, 2023 Lisboa 07:37
    Deixei aqui um comentário a propósito do Terço, que era trasmitido do Santuário de Fátima entre as 18h30 e as 19h. Mas esse comentário não foi publicado, Porquê? De facto, o terço foi relegado para um horário absolutamente impróprio (20h30), dado coincidir com a hora de jantar. da generalidade das famílias.... Uma má decisão e um mau serviço da RR aos católicos portugueses....
  • Alda Vasco
    06 jun, 2023 Almada 13:57
    Olá, Rádio renovada! Então, é assim: gostei de tudo. Claro que ainda só houve um dia de emissão na nova grelha, mas aplaudo a renovação. Tendo gostado de todas as alterações introduzidas, adorei particularmente o T3. Afinal, não é de estranhar - tudo aquilo em que o Renato Duarte toca transforma-se naturalmente em ouro!!.. (não desfazendo dos restantes elementos, claro... por Deus, não!) E, Deus me ajude, não estou a lançar charme para cima do Renato, até porque sou uma solteira mais empedernida do que ele. Vá de retro(ou de metro), Satanás! (benzi-me! :)) Pronto, chega de heresia por hoje :) . Beijinhos para vocês e felicidades para a nova programação.
  • ROSA NAPOLEÃO
    05 jun, 2023 PORTO 15:21
    Muito Boa Tarde A única alteração que sinceramente reagi foi a alteração horária da recitação do terço, dado que entra em sintonia real com Fátima. Caso de certeza que as pessoas de geração mais antiga irão sentir muito mais. Seria mais sugestivo se repetissem no horário que acham que será mais conveniente, agora retirar o horário onde milhares de pessoas estavam em sintonia com o local em questão, é que sinceramente não concordo. Embora congratulo a excelente ideia de incluírem também a recitação do terço aos fins de semana. Grata pela oportunidade que me deram.
  • Maria de Fatima Ribe
    05 jun, 2023 Braga 13:45
    A emissão do horário da recitação do terço para as 20,30h não me parece muito ajustada: A maioria das famílias estão a jantar e não vão ouvir o terço durante a refeição. Aguardemos para ver se o resultado será positivo. A maioria das pessoas que me rodeiam não ficaram satisfeitas. Obrigado pela atenção dispensada.

Destaques V+