Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pianista Maria João Pires cancela digressão por motivos de saúde

22 set, 2023 - 21:41 • Lusa

Maria João Pires, de 79 anos, uma das pianistas clássicas mais prestigiadas do mundo, planeava realizar dois recitais em Buenos Aires, em 7 e 8 de outubro.

A+ / A-

A pianista Maria João Pires cancelou a sua digressão sul-americana por motivos de saúde, adiantou hoje o Teatro Colón de Buenos Aires, onde a artista portuguesa tinha previsto realizar dois concertos no início de outubro.

Maria João Pires, de 79 anos, uma das pianistas clássicas mais prestigiadas do mundo, planeava realizar dois recitais no Colón, em 7 e 8 de outubro.

O Teatro Colón de Buenos Aires divulgou que a ucraniana Valentina Lisitsa substituirá Pires nestas duas datas, noticiou a agência Efe.

O cancelamento da digressão da artista deve-se a "problemas de saúde e à recomendação médica de não viajar", de acordo com um breve comunicado divulgado pelo Teatro Colón.

A pianista português planeava atuar na Argentina, Colômbia, Brasil e Chile.

Maria João Pires continuará a sua digressão pela Europa, onde dará recitais em Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, França, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Áustria e Bélgica, país onde reside atualmente, acrescentou a Efe.

Não se sabe se a pianista manterá os seus concertos na América do Norte, previstos para a primavera de 2024.

Maria João Pires nasceu em Lisboa, em 23 de julho de 1944. É a mais internacional e reputada dos pianistas portugueses, com um percurso artístico que remonta a finais dos anos de 1940, quando se apresentou pela primeira vez em público, aos quatro anos.

Entre os prémios conquistados pelo talento artístico contam-se o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven (1970), o prémio do Conselho Internacional da Música, pertencente à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, 1970) e o Prémio Pessoa (1989).

Na década de 1970, o seu nome tornou-se recorrente nos programas das principais salas de concerto a nível mundial e nos catálogos das principais editoras de música clássica: a Denon, primeiro, para a qual gravou a premiada integral das Sonatas de Mozart (1974); a Erato, a seguir, nos anos de 1980, onde deixou Bach, Mozart e uma das mais celebradas interpretações das "Cenas Infantis", de Schumann; e depois a Deutsche Grammophon, a partir de 1989.

Maria João Pires fundou ainda, em 1999, o Centro Belgais para o Estudo das Artes, em Escalos de Baixo, Castelo Branco, um projeto educativo, pedagógico e cultural dedicado à música.

Em 2018, o projeto foi renovado e reativado como Centro de Artes de Belgais, disponibilizando retiros musicais, espaço para atuações e oficinas de música.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+