Tempo
|
A+ / A-

Humorista português excluído do Instagram após piada sobre boneca com trissomia 21

25 mai, 2023 - 10:16 • Lusa

O comediante, Hugo Soares, tem sido acusado de "incentivar ao ódio" depois de piada sobre "defeito" das pessoas com síndrome de Down.

A+ / A-

O humorista português Hugo Soares ficou sem a conta do Instagram após várias queixas de famílias brasileiras contra um vídeo de uma atuação num bar no Porto, em que fez uma piada sobre uma boneca com síndrome de Down.

"Fiz uma piada, mas as pessoas entenderam que era um comentário", disse à agência Lusa o artista, que se queixa de ser censurado e de estar a ser prejudicado ao perder os 18 mil seguidores nesta rede social, que era a sua principal ferramenta de contacto com o público.

O espetáculo aconteceu a 28 de abril, num bar no Porto, e dois dias depois Hugo Soares publicou um vídeo nas redes sociais com uma parte do espetáculo, incluindo quando se refere à nova boneca Barbie com síndrome de Down, sobre a qual disse que não se tratava de uma ideia original, pois "os chineses já vendem bonecas com defeito".

Dois dias depois, contou o comediante, o vídeo começou a receber milhares de comentários de pessoas relacionadas com a síndrome de Down, influenciadores e elementos de associações ligadas a esta anomalia do cromossoma 21.

Doze famílias do Paraná, no Brasil, apresentaram uma denúncia na Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) e a Meta, empresa proprietária de várias redes sociais, entre as quais o Instagram, fechou a conta do comediante, ao abrigo do alegado incentivo ao ódio discriminatório, de que Hugo Soares estava a ser acusado por milhares de pessoas.

"O vídeo com a piada continuou noutras redes sociais - TikTok e Facebook -, mas o vídeo foi retirado do Youtube. A conta do Instagram foi simplesmente encerrada", disse.

Nos sítios onde o vídeo está disponível, o caudal de apelos à denúncia é menos intenso, mas continua a acontecer.

"Querem-me censurar, porque acham que o que faço é ofensivo"

No Brasil, a imprensa tem destacado o caso, mas o comediante lamenta que a mesma assuma "um lado de que a piada em si é um comentário de incentivo ao ódio".

"Passam a imagem de que eu estou a incentivar o ódio", disse, acrescentando que o próximo passo destas famílias deverá ser um processo legal contra si.

Em Portugal, a Associação Pais21 - Down Portugal fez saber que está a usar "os mecanismos legais para responder condignamente" ao vídeo de Hugo Soares que, afirma, "atenta contra as pessoas com trissomia 21, causando um mal estar e mágoa na nossa comunidade, pessoas com trissomia 21, seus amigos e familiares".

O artista esclarece: "Tudo o que faço em comédia, tudo o que faço em palco e nas redes sociais são piadas, faço para fazer rir, porque é o meu trabalho. Não pode ser entendido como ofensivo ou discriminatório, porque não é esse o meu objetivo".

"Em palco sou uma persona e as pessoas riem-se dessa persona. Querem-me censurar porque defendem uma causa e acham que o que faço é ofensivo", prosseguiu.

Consciente do prejuízo que o caso vai trazer à sua carreira, nomeadamente ter perdido os 18 mil seguidores, Hugo Soares opta por não responder a quem trabalha com portadores de trissomia 21, pois, afirma, não tem o menor interesse em os prejudicar.

Mas não pede desculpas, pois alega que o que fez foi enquanto artista, no âmbito de piadas que produz com base na atualidade. E, neste caso, a atualidade foi uma boneca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Cardoso
    25 mai, 2023 Lisboa 16:15
    Ainda bem para ele que decidiram assim. Hugo Soares, não precisa do Brasil para se afirmar como artista. No passado, Hugo Soares já havia sido vítima de racismo por milhares de brasileiros, que não entendem o significado de ser humorista. Esta é a segunda vez que o artista e comediante é perseguido por uma minoria da comunidade brasileira. A xenofobia e o racismo são omnipresentes num país grande em tamanho, mas muito pequeno no que diz respeito à tolerância e aos valores humanos.

Destaques V+