Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

THE LEGEND OF ZELDA: TEARS OF THE KINGDOM

Novo "The Legend of Zelda" é já o videojogo com melhor avaliação de sempre no OpenCritic

12 mai, 2023 - 12:41 • Pedro Valente Lima

O título conta com uma avaliação agregada de 97 pontos num dos principais 'websites' de críticas de videojogos.

A+ / A-

O mais recente título da franquia de "The Legend of Zelda" foi lançado esta sexta-feira, mas já é o videojogo com a melhor avaliação de sempre no OpenCritic, um dos principais sites agregadores de críticas de jogos eletrónicos.

"The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom" ("A Lenda de Zelda: Lágrimas do Reino", numa tradução possível para português) está no topo da lista do OpenCritic, com 97 pontos - em 100 possíveis - no somátorio de 63 avaliações de críticos profissionais selecionados.

Este resultado permite ao videojogo da Nintendo destronar títulos como "Super Mario Odyssey", "Red Dead Redemption 2", "God of War", "The Last of Us (Remastered)" e até o seu antecessor, "The Legend of Zelda: Breath of the Wild".

Entre as várias críticas incluídas na avaliação média, encontram-se notas "perfeitas" - 100/100, 10/10 ou 5/5 -, nomeadamente de sites de entretenimento e videojogos como a IGN, GameSpot e NintendoLife. Os jornais também se renderam ao jogo, como o The Washington Post (100/100) e o Guardian (5/5).

Contudo, na MetaCritic, outro dos websites agregadores de críticas mais badalados, o cenário é diferente. Embora o título conte com uma avaliação média igualmente elevada - 96 em 100, baseado em 87 críticas -, a pontuação garante-lhe um "modesto" 36.º lugar no ranking.

A lista da MetaCritic é liderada, precisamente, por outro título do franchise: "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", lançado em 1998, para a consola Nintendo 64 - com uma pontuação de 99/100.

A mais recente estreia para a consola Nintendo Switch trata-se de uma sequela direta de "The Legend of Zelda: Breath of the Wild", lançado já em 2017. Seis anos depois, a aventura de Link explora não só o reino, mas também os céus de Hyrule.

O cenário deste jogo de aventura, fantasia e ainda de quebra-cabeças partilha a mesma paisagem e estilo open world ("mundo aberto", numa tradução para português) do título antecessor, mas desta vez sob diversas estranhas e enigmáticas ilhas flutuantes.

Tal como em diversos capítulos da franquia, "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom" conta com o regresso de Ganondorf, o clássico vilão da série de videojogos, que pretende subjugar o reino e os vários povos de Hyrule ao seu domínio.

Como também é habitual, o cavaleiro Link e a princesa Zelda terão mais uma vez de unir esforços para deitar por terra quaisquer aspirações malévolas de Ganondorf.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+