Tempo
|
A+ / A-

Filme "Alma Viva", de Cristèle Alves Meira, lidera nomeados dos prémios Sophia

19 abr, 2023 - 20:02 • Lusa

O filme "Alma Viva", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é o mais nomeado aos prémios de cinema português Sophia 2023, enquanto o prémio de carreira será atribuído ao argumentista Carlos Saboga, anunciou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.

A+ / A-

O filme "Alma Viva", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é o mais nomeado aos prémios de cinema português Sophia 2023, enquanto o prémio de carreira será atribuído ao argumentista Carlos Saboga, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.

De acordo com a lista de nomeados para a 21.ª edição dos Sophia, hoje divulgada em Lisboa, "Alma Viva" soma 13 nomeações.

Com onze nomeações cada para os Sophia surgem "Nunca Nada Aconteceu", de Gonçalo Galvão Teles, e "Restos do Vento", de Tiago Guedes.

"Alma Viva", a primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira, estreou-se nos cinemas em outubro passado e foi o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares.

O filme, que conta com as interpretações de Lua Michel, Ana Padrão, Ester Catalão, entre outros, é um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e a cultura transmontana, e foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas. As filmagens também contaram com atores não profissionais da localidade.

Nos Sophia, o "Alma Viva" está nomeado, por exemplo, para Melhor Filme, produzido pela Midas Filmes, Realização, Argumento Original, Atriz Principal, para Lua Michel, e Direção de Fotografia, para Rui Poças.

Para o Sophia de Melhor Filme estão ainda indicados "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão, "Restos do Vento" e "Nunca Nada Aconteceu".

Cláudia Varejão, Tiago Guedes, Gonçalo Galvão Teles disputam com Cristèle Alves Meira o Sophia de Melhor Realização.

Na categoria de Melhor Longa-Metragem Documental surgem "Cesária Évora", de Ana Sofia Fonseca, "Entre Ilhas", de Amaya Sumpsi, "Objetos de Luz", de Acácio de Almeida e Marie Carré, e "Um Corpo que Dança -- Ballet Gulbenkian 1965-2005", de Marco Martins.

Para o prémio de Melhor Série/Telefilme foram selecionados "3 Mulheres - Pós-Revolução", de Fernando Vendrell e Elsa Garcia, "Causa Própria", de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins, "Cuba Libre", de Henrique Oliveira, e "Vanda", de Patrícia Muller.

Entre as curtas-metragens nomeadas, destaque para as da área da animação, no ano do centenário do cinema de animação e de várias distinções para o cinema português.

Para o Sophia de Melhor Curta-Metragem de Animação estão indicados "Garrano", de Vasco Sá e David Doutel, "Ice Merchants", de João Gonzalez, "O Casaco Rosa", de Mónica Santos, e "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves.

Este ano, o prémio de carreira dos Sophia será atribuído a Carlos Saboga.

"Argumentista de referência do cinema português desde os anos 1980, escreveu filmes de António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso, tendo também escrito e realizado os seus próprios filmes ("Photo", "A Uma Hora Incerta")", refere a academia.

Carlos Saboga já tinha sido distinguido anteriormente nos prémios Sophia, em 2013, com o prémio de melhor argumento original para o filme "As linhas de Wellington".

A lista de nomeados pode ser consultada em www.academiadecinema.pt.

A cerimónia dos prémios Sophia está marcada para 21 de maio no Casino Estoril, Cascais, com transmissão na RTP2.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+