A+ / A-

Meta partilha código-fonte que permite animar desenhos infantis com IA

14 abr, 2023 - 00:58 • Lusa

A Meta lançou o protótipo desta ferramenta de animação em 2021, e partilhou agora o código.

A+ / A-

A Meta, que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp, divulgou esta quinta-feira um código-fonte que permite animar desenhos de personagens humanos feitos à mão, como aqueles feitos por crianças, com inteligência artificial (IA).

A empresa abriu o código de animação e publicou o primeiro banco de dados do género com quase 180.000 desenhos de fãs para ajudar outros investigadores e criadores de IA a continuarem a inovar, destacou Mark Zuckerberg, fundador e diretor-executivo do Facebook em comunicado.

A Meta lançou o protótipo desta ferramenta de animação em 2021, e partilhou agora o código.

"Os nossos investigadores desenvolveram o primeiro método deste tipo para utilizar IA para animar automaticamente figuras de pessoas e personagens humanas desenhados à mão por crianças, ou seja, um personagem com dois braços, duas pernas e uma cabeça", realçou Zuckerberg, citado na nota de imprensa.

De acordo com a Meta, ao enviar os desenhos para este sistema, "pais e filhos podem ver os seus desenhos a transformarem-se em personagens em movimento que dançam e pulam".

"Ao ensinar a IA a trabalhar efetivamente com desenhos infantis, esperamos que este projeto nos aproxime da construção de uma IA capaz de entender o mundo do ponto de vista humano", sublinhou ainda a gigante tecnológica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+