Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Livros de Agatha Christie não sofrem alterações em Portugal

28 mar, 2023 - 08:26 • Olímpia Mairos

Grupo Leya, que representa a autora no país, não segue o exemplo da editora britânica HarperCollins, que anunciou ‘revisão’ das obras.

A+ / A-

Os livros da escritora britânica Agatha Christie não vão sofrer alterações no nosso país.

Segundo o jornal Correio da Manhã desta terça-feira, a Leya – que representa a escritora, mas também Dahl e Blyton – “não prevê fazer qualquer revisão aos livros”, por considerar que “qualquer limitação da linguagem é, em si, uma limitação grave ao pensamento e à formação de uma visão crítica da sociedade”.

No entender grupo editorial este tipo de censura “é típico de quem quer impor uma certa realidade e uma certa forma de estar”, considerando “fundamental garantir a liberdade de quem escreve, de quem edita e de quem lê”.

Questionada sobre possíveis críticos que mostrem insensibilidade dos autores relativamente a minorias ou grupos discriminados, a editora diz que há sempre a possibilidade de não ler os livros.

Vários livros da escritora britânica Agatha Christie foram editados para remover linguagem potencialmente ofensiva, incluindo insultos e referências étnicas.

Segundo o jornal britânico “The Telegraph”, os mistérios de Poirot e Miss Marple escritos entre 1920 e 1976 foram reformulados e as novas edições publicadas pela HarperCollins já não contém linguagem e descrições que o público moderno considera ofensivas, especialmente aquelas que envolvem os personagens que os protagonistas encontram fora do Reino Unido.

As novas edições eliminam referências à etnia, como descrever uma personagem como negro, judeu ou cigano. Também o termo “oriental” foi removido e a palavra “nativos” foi substituída por “local”.

Os chamados “leitores sensíveis” são um fenómeno comparativamente recente que ganhou atenção generalizada nos últimos dois anos. Estes leitores examinam novas publicações e trabalhos mais antigos em busca de linguagem e descrições potencialmente ofensivas e visam melhorar a diversidade na indústria editorial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Claudia Ramos
    05 abr, 2023 Lisboa 18:19
    Cambada de imbecis, esses "leitores sensíveis". PARABÉNS À LEYA!!!

Destaques V+