Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Mundial do Teatro

Há quanto tempo não vai ao teatro? Descubra espetáculos para ver em 10 cidades

27 mar, 2023 - 08:30 • João Malheiro com Lusa

A Renascença indica-lhe alguns dos principais espetáculos e comemorações espalhados pelo país, para ir a palco assinalar este dia.

A+ / A-

Esta segunda-feira assinala-se o Dia Mundial do Teatro.

É comemorado desde 1961, por iniciativa do Instituto Internacional do Teatro.

A Renascença indica-lhe alguns dos principais espetáculos e comemorações espalhados pelo país, para ir a palco assinalar este dia.

Albufeira

Em Albufeira, há a apresentação do monólogo "A Visita".

A obra é interpretada pelo ator Pedro Giestas.

O espetáculo realiza-se às 21h30, no Auditório Municipal.

Almada

Em Almada, assinala-se também o 29.º aniversário do Teatro Extremo. Por isso, há uma sessão extra da peça "Os Conspiradores do Futuro".

Trata-se da 59.ª obra do Teatro Extremo, concebido e dirigido por Carlos Fragateiro e interpretado pelo elenco composto por Duarte Pinto da Mata, Félix Lozano, Fernando Jorge Lopes, Sara Castanheira e Sara César.

O espetáculo pode ser visto às 21h30, no Teatro-Estúdio António Assunção.

Braga

Em Braga, a Companhia de Teatro de Braga apresenta a 2.ª edição da MIT 23 - Mostra Internacional de Teatro - sem Fronteiras, que decorre de 01 a 06 de maio, em Braga, Barcelos e Maia.

Sob a égide da “ ETA- Eurásia Theater Association”, organização que junta 23 países da Ásia e Europa e que o diretor da CTB integra o conselho executivo, este ano decorre uma homenagem solidária ao Teatro de Kherson, na Ucrânia, cujo diretor Alexandre Kniga é também o presidente da ETA.

A sessão encerra com uma apresentação de “A mais forte” de Strindberg que recebeu o prémio de melhor espetáculo de câmara e Solange Sá o de melhor atriz, no festival internacional Melphonema Travy.

A apresentação pode ser acompanhada a partir das 11h30, no Pequeno Auditório do Teatro Circo.

Cascais

Em Cascais, estreia a peça "A noite dos asssassinos", assinada por José Triana, dramaturgo cubano, e produzida pelo Teatro Experimental de Cascais em 1973.

É verdade, a estreia realiza-se mesmo só agora, porque, à época, foi censurada pela ditadura.

Como 174.ª produção do TEC, a estreia assinala também o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 pela companhia de Cascais que, até 2024, promove um ciclo de textos proibidos pela Censura. A estreia é também uma homenagem elenco e encenador da produção original, Jorge Listopad.

A estreia de "A noite dos assassinos" acontece às 21h00, no Teatro Municipal Mirita Casimiro.

Coimbra

Em Coimbra também estreia uma peça.

Trata-se de "A Trilogia de Alice", do irlandês Tom Murphy, numa produção da Escola da Noite, com encenação de Nuno Carinhas.

Um espetáculo para acompanhar, pelas 19h00, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Évora

Em Évora, faz-se a apresentação de "Magnético", escrito e dirigido por Abel Neves.

É a mais recente produção do CENDREV - Centro Dramático de Évora

O espetáculo pode ser visto às 21h30, no Teatro Garcia de Resende.

Lisboa

A capital do país terá a apresentação da peça "O Incorruptível" de Hélder Costa, encenada e interpretada por Gil Filipe.

É uma produção do NAVIO: Núcleo Artístitco de Vontades Inusitadas e Outras, que decorre às 21h30, na Sala 1 do Cinearte A Barraca.

Mais cedo, às 18h30, no Castelo de São Jorge, poderá ser vista uma interpretação ao ar livre de "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.

O clássico literário terá encenação de António Pires, o espetáculo conta com a participação dos atores André Ramos, Catarina Vicente, Mariana Branco, Pedro Deus, Rodrigo Machado e Rodrigo Oliveira.

Porto

O Teatro Nacional São João assinala a data com um conjunto de iniciativas ao longo do dia.

Às 10h30, 11h30 e 14h30 há visitas guiadas ao espaço histórico da cidade Invicta, com a participação dos atores residentes Joana Carvalho, Jorge Mota, Patrícia Queirós e Pedro Frias.

A Seiva Trupe - Teatro Vivo comemora a data com uma iniciativa sob o mote “Convoca-se um Teatro Vivo “ com momentos musicais, de poesia e teatro. Neste dia a Seiva Trupe também apresenta o novo site e faz uma homenagem a um dos seus fundadores, o ator António Reis, que faleceu há um ano.

A iniciativa pode ser acompanhada às 21h15, na Sala Estúdio Perpétuo.

Póvoa de Varzim

Na Póvoa, há a apresentação do espetáculo "Simplesmente Ruy".

Trata-se de uma homenagem ao ator Ruy de Carvalho.

O espetáculo pode ser visto às 21h00, no Cine-Teatro Garrett.

Vila Real

Em Vila Real, a Filandorra – Teatro do Nordeste promove a iniciativa cultural “O Teatro sai à rua”.

A iniciativa integra um conjunto de atividades para todos os públicos que decorrem ao longo de todo o dia.

Pode ser acompanhada, a partir das 10h00, no Largo do Pelourinho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+