A+ / A-

Astronomia. Bola de fogo ilumina o céu do sul de Portugal

23 jan, 2024 - 15:35 • Teresa Paula Costa

Fenómeno teve origem em “restos de cometas que se desintegram” ao entrar na atmosfera terrestre.

A+ / A-

Uma bola de fogo iluminou o céu do sul da Península Ibérica na noite deste domingo, causando perplexidade nos que a viram e muita discussão nas redes sociais.

Ocorrendo por volta das 20h03, o fenómeno foi mais visto na cidade de Elvas, em Portugal, e foi registado pelos detetores de várias estações do projeto SMART, em Espanha. O SMART foi desenvolvido pela Southwestern European Firefighter e Meteor Network (SWEMN Network), que monitoriza continuamente a atmosfera para observar e analisar o impacto de possíveis objetos do Sistema Solar contra o nosso Planeta.

Segundo o investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Pedro Machado, ter-se-ão tratado de “restos de cometas que se desintegram”.

Em declarações à SIC Notícias, o investigador explicou que é um fenómeno que acontece “quando a Terra passa em zonas do espaço onde estão estes restos de cometas que se desintegram”.

“Os que são maiores, como entram na atmosfera da Terra, desintegram-se e fazem uma bola de fogo”, adiantou o astrofísico.

De acordo com Pedro Machado, todos os dias caem cerca de duas toneladas de pedaços de asteroides ou de poeira, mas habitualmente são “muito pequeninos”, o que não foi o caso e o tornou “realmente assustador”, dado que “quando é um bólido parece que tem uma cauda de fogo enorme”.

Felizmente, pedaços de asteroides, como estes que foram avistados, não são assim tão comuns, acontecendo geralmente, “nesta altura de janeiro, ou em agosto”.

“Nós até chamamos as chuvas de estrelas", disse o astrofísico.

A rocha de cometa entrou na atmosfera em Espanha, perto de Badajoz, a cerca de 89 mil quilómetros por hora, atingiu milhares de graus e incendiou-se, cruzando o sul de Portugal a cerca de 110 km de altura e desfragmentando-se.

Na semana passada, o fenómeno foi também visto no céu da Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+