Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Depois dos Óscares, "Ice Merchants" vence prémio em Espanha

30 set, 2023 - 22:56 • Lusa

Desde que teve estreia mundial em 2022 no festival de cinema de Cannes, "Ice Merchants" já foi exibido em mais de 300 festivais e somou cerca de 232 mil espetadores.

A+ / A-

O filme português de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, venceu o Prémio de Melhor Curta-metragem Internacional da 15.ª edição do Weird Market, que terminou este sábado em Valência, Espanha, anunciou a organização.

"Ice Merchants" é candidato a uma nomeação para os prémios franceses de cinema Césares, de 2024, revelou na sexta-feira a organização.

A academia francesa de cinema divulgou a lista de 12 filmes candidatos a uma nomeação para melhor curta-metragem de animação e neste processo de pré-seleção surge "Ice Merchants", de João Gonzalez, que conta com coprodução do Reino Unido e de França.

"Ice Merchants" esteve este ano nomeado para os Óscares, sendo, possivelmente, um dos pontos altos do percurso internacional do filme de João Gonzalez, produzido por Bruno Caetano, da Cola Animation.

Desde que teve estreia mundial em 2022 no festival de cinema de Cannes (França), "Ice Merchants" já foi exibido em mais de 300 festivais e somou cerca de 232 mil espetadores, segundo contas da Agência para a Curta-Metragem.

"Ice Merchants" é também o filme português mais premiado de sempre, depois de ter ultrapassado a fasquia dos cem galardões em festivais de cinema de todo o mundo.

Terceiro filme de João Gonzalez, "Ice Merchants" é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

"Ice Merchants" é contado sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, composta pelo próprio Gonzalez. .

Na animação, o realizador contou com a participação da animadora Ala Nunu.

As nomeações para a 49.ª edição dos Césares são reveladas a 24 de janeiro de 2024 e a cerimónia está marcada para 23 de fevereiro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+