Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renault Austral é o Carro do Ano em Portugal

08 mar, 2023 - 22:40 • José Carlos Silva

Conheça aqui os vencedores nas outras categorias: Híbrido, Citadino, Elétrico, Híbrido Plug-in, Familiar, Grande SUV e SUV Compacto.

A+ / A-
Renault Austral é o Carro do Ano em Portugal. Foto: Renault
Renault Austral é o Carro do Ano em Portugal. Foto: Renault

O Renault Austral é o Carro do Ano 2023 em Portugal. O mais recente híbrido SUV da Renault chegou, foi visto e testado e convenceu o júri do Troféu Seguro Direto/Carro do Ano/Volante de Cristal, que vai na 40.ª edição.

As linhas do Renault Austral apontam, segundo a marca, para um design atlético e refinado, com traços marcantes, formas salientes e soluções técnicas coerentes.

Tudo sobre uma rodas de grandes dimensões. É um veículo à medida de um Suv, com 1,62 metros de altura, 1,83 metros de largura e 4,51 metros de comprimento.

No interior é refinado e tecnologicamente a par com o que de melhor se faz. E tem 32 sistemas de ajuda à condução. A bagageira é uma boa surpresa com 575 dm3.

A versão ensaiada foi um E-Tech Full Hybrid 200. Alia o motor 1.2 turbo de três cilindros, a gasolina, com 130 cavalos, a dois motores elétricos, ambos montados na dianteira do carro. O resultado é uma potência máxima de 200 cavalos.

A marca reclama um consumo wltp em ciclo combinado de 4,8 litros aos 100, o que está muito perto dos valores testados numa viagem de cerca de 500 quilómetros. Este modelo Renault Austral E-Tech Full Hybrid 200, vai do zero aos 100 em 8 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 175 quilómetros por hora.

Conta com o sistema 4Control Advance, de quatro rodas direcionais para um melhor controlo na estrada.

Está a ser comercializado em Portugal desde dezembro com preços que arrancam nos 34.207 euros para a versão Equilibre, de acesso à gama, até aos 46.850 euros da versão Esprit Alpine, a mais cara e mais recheada de equipamento, testada pelos jurados.

Os outros campeões de 2023

Além do Carro do Ano, o Troféu Seguro Direto/Carro do Ano/Volante de Cristal conta com outras categorias.

O Renault Austral E-Tech venceu também na categoria de Híbrido do Ano.

O Citadino do Ano é o Skoda Fabia 1.0 TSI Style DSG

O Renault Megane E-Tech conquistou a coroa de Elétrico do Ano.

O prémio de Híbrido Plug-in do Ano vai para o Peugeot 408 GT Plug-in Hybrid 225CV.

O Honda Civic HEV 2.0 HEV Sports venceu o título de Familiar do Ano e o Nissan X-Trail é o Grande SUV do Ano.

Por fim, o SUV Compacto do Ano é o DS7 E-Tense 4x4 360 Ópera.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+