Tempo
|
A+ / A-

TikTok limita utilização da aplicação a adolescentes a uma hora por dia

01 mar, 2023 - 12:46 • Daniela Espírito Santo

Quem tiver menos de 18 anos vai ter de pedir novo acesso se ultrapassar os 60 minutos de utilização diária.

A+ / A-

A plataforma TikTok vai passar a limitar automaticamente as contas de menores de 18 anos a uma utilização diária de 60 minutos. A partir desse limite, quem quiser continuar a utilizar a aplicação terá de pedir um código de acesso. A decisão foi anunciada esta quarta-feira pela empresa, em comunicado. Desta forma, quem quiser "prolongar o tempo de visualização" terá de tomar uma "decisão ativa".

O limite de tempo foi definido tendo em conta uma investigação académica e informações dos peritos do "Digital Wellness Lab", do hospital infantil de Boston, revela a empresa.

"Embora não exista um consenso sobre quanto tempo é considerado “demasiado”, ou até mesmo o impacto do tempo de ecrã de uma forma mais ampla, reconhecemos que os adolescentes tendencialmente necessitam de algum apoio extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente", é dito.

A plataforma pretende, assim, "desempenhar o papel positivo" nas experiências digitais dos mais novos, que passam o equivalente a dois meses por ano "agarrados" ao ecrã, e numa altura em que o seu papel é alvo de apertado escrutínio nos EUA e na Europa. Para além desta funcionalidade, a aplicação também oferece agora "mais opções personalizadas" de controlo de tempo de ecrã e expande o acompanhamento familiar, "com mais controlos parentais".

Os encarregados de educação podem "definir o tempo de utilização em função do dia da semana" e que é possível perceber quanto tempo foi gasto na plataforma através de um painel, bem como "silenciar as notificações em intervalos de tempo específicos". Vai passar a enviar, ainda, uma "notificação de resumo do tempo passado em frente ao ecrã a cada conta de adolescente".

As mudanças devem entrar em vigor "nas próximas semanas".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+