Tempo
|
A+ / A-

Filme português "Ice Merchants" vence prémio Annie de Melhor Curta-Metragem

26 fev, 2023 - 11:44 • Lusa

O filme de João Gonzalez está também na corrida para os Óscares, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.

A+ / A-

O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, ganhou o prémio Annie, o "Óscar da animação", na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo "Pinóquio de Guillermo del Toro", da Netflix, sido distinguido como Melhor Filme.

A 50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no sábado à noite (madrugada de domingo na Europa) em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda "Pinóquio de Guillermo del Toro" nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.

"Ice Merchants" estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de "Amok", do húngaro Balázs Turai, "Black Slide", do israelita Uri Lotan, "Love, Dad", da checa Diana Cam Van Nguyen, e "The Flying Sailor", das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

O filme de João Gonzalez está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.

"Ice Merchants", o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

"Ice Merchants" teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais.

O filme está atualmente em exibição nos cinemas portugueses.

Considerados os "Óscares" do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Na categoria de Melhor Filme, para além do vencedor "Pinóquio de Guillermo del Toro", estavam nomeados "Turning Red -- Estranhamente Vermelho", dos estúdios Pixar, "O Gato das Botas: O Último Desejo", da Dreamworks, "The Sea Beast", da Netflix, e "Wendell & Wild", uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.

Entre os vencedores nas 32 categorias da 50.ª edição dos prémios Annie estão ainda "Marcel the Shell with Shoes On" (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e "The Boy, The Mole, The Fox and The Horse" (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+