Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Orgulho". Costa e Marcelo saúdam João Canijo por Urso de Prata no Festival de Berlim

25 fev, 2023 - 20:56 • Lusa

Realizador português conquistou o prémio do júri com o filme "Mal Viver".

A+ / A-

O Presidente da República e o primeiro-ministro deram os parabéns ao realizador João Canijo pelo Urso de Prata conquistado no Festival de Cinema de Berlim, com o filme "Mal Viver", que venceu o prémio do júri.

O primeiro-ministro, António Costa, fala num "merecido reconhecimento internacional" para o realizador português com uma "obra marcante e de grande maturidade".

"João Canijo está de parabéns pelo Urso de Prata Prémio do Júri atribuído ao filme "Mal Viver" na Berlinale. Merecido reconhecimento internacional para um cineasta português com uma obra marcante e de grande maturidade. O cinema nacional demonstra uma vez mais a sua excelência", felicitou António Costa, na rede social Twitter.

O Presidente da República considerou que "é um grande orgulho" o realizador João Canijo ter vencido o Urso de Prata em Berlim e considerou que "é uma das provas da excelência" do que é feito em Portugal.

À chegada à cerimónia dos 140 anos da Sociedade de Instrução e Beneficência “A Voz do Operário”, em Lisboa, o chefe de Estado salientou que esta distinção "é uma grande alegria, um grande orgulho para Portugal".

O Presidente da República disse que, antes de chegar, recebeu, "não a notícia, porque não havia, mas a probabilidade da notícia, uma pré-notícia".

Numa nota divulgada entretanto no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o realizador João Canijo e salientou que "o reconhecimento internacional do cinema vivido e intenso de Canijo, na sequência de outras nomeações e premiações de cineastas portugueses, muito diferentes entre si, tem feito prova do mérito" do cinema português, "bem como da sua diversidade e tenacidade".

"É espetacular. O cinema português está de facto num momento muito, muito bom e é uma das provas da excelência do nosso cinema a todos os níveis", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

João Canijo esteve na competição deste festival com duas longas-metragens interligadas, que tiveram estreia em secções distintas: "Mal Viver" esteve na competição oficial e "Viver Mal" na secção Encontros, dedicada a "novas visões cinematográficas".

O júri da competição internacional da Berlinale deste ano foi presidido pela atriz norte-americana Kristen Stewart e composto pela atriz iraniana Golshifteh Farahani, pela realizadora alemã Valeska Grisebach, pelo romeno Radu Jude, pela diretora de "casting" norte-americana Francine Maisler, pela realizadora espanhola Carla Simón e pelo realizador de Hong Kong Johnnie To.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+