Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Ice Merchants" torna-se o primeiro filme português nomeado para os Óscares

24 jan, 2023 - 13:48 • Diogo Camilo

Cinema português nunca tinha recebido nomeações para os Óscares da Academia. A curta-metragem de João Gonzalez e Bruno Caetano está nomeada para o Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação.

A+ / A-

O cinema português tem, pela primeira vez, uma nomeação para os Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A curta metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez e Bruno Caetano, está nomeada para o Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação, na cerimónia que se realizará no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos EUA, a 12 de março.

Esta é a segunda vez que uma nomeação portuguesa é integrada nesta categoria, depois de “Feral”, de Daniel Sousa, em 2014, numa produção norte-americana.

Os outros nomeados ao prémio são “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, “The Flying Sailor”, “My Year of Dicks” e “An Ostrich told me the world is fake and i believe it”.

Veja o trailer de "Ice Merchants":

A curta metragem conta a história de um homem e seu filho, que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

"Ice Merchants" é o terceiro filme de João Gonzalez, tem produção portuguesa de Bruno Caetano, pela Cola Animation, e coprodução com França e Reino Unido.

Em menos de um ano, o filme somou mais de 45 prémios, tornando-se o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes e um dos cinco nomeados para os Prémios do Cinema Europeu, ultrapassando mais de uma centena de seleções oficiais em festivais de todo o mundo.

Além de "Ice Merchants", na corrida a uma nomeação estavam também "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, na categoria de melhor curta de animação, e "O lobo solitário", de Filipe Melo, para o Óscar de melhor curta-metragem, em imagem real, que não conseguiram uma nomeação.

O cinema português não tem estatuetas e nunca recebeu nomeações nos Óscares da Academia, com exceção de alguns profissionais que trabalham fora de Portugal.

Em 1997, com “As asas do amor”, Eduardo Serra foi nomeado na categoria de cinematografia, o que aconteceu novamente em 2033 com a “Rapariga com brinco de pérola”.

Luís Sequeira e Nelson Ferreira, canadianos de origem portuguesa, também estiveram nomeados para os Óscares em 2018, nas categorias de melhor guarda-roupa e de montagem de som, respetivamente, pelo filme “A forma da água”, de Guillermo del Toro.

Luís Sequeira voltou a ser nomeado em 2022 com o filme “Nightmare Alley — Beco das Almas Perdidas”, também do realizador mexicano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+