Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Telescópio James Webb descobre planeta com tamanho semelhante ao da Terra

11 jan, 2023 - 22:40 • Redação

Para além do tamanho, o comunicado da NASA destaca ainda que o exoplaneta é rochoso e completa uma órbita em dois dias terrestres.

A+ / A-

O telescópio James Webb encontrou o seu primeiro um exoplaneta - um planeta que orbita uma estrela, segundo anunciou a NASA, esta quarta-feira.

Segundo a agência espacial norte-americana, o designado LHS 475 b tem quase o mesmo tamanho da Terra, com cerca de 99% de diâmetro do nosso planeta.

Para além do tamanho, o comunicado da NASA destaca ainda que o exoplaneta é rochoso e completa uma órbita em dois dias terrestres.

O LHS 475 b orbita à volta de uma estrela anã vermelha e tem uma temperatura substancialmente superior ao da Terra, o que pode implicar que tenha uma atmosfera semelhante à de Venus.

"Isto abre a possibilidade de estudarmos planetas com atmosferas semelhantes com o Webb", refere Mark Clampin, um astrofísico da agência espacial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+