Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Queimódromo no Porto preparado para receber 40 mil pessoas no Ano Novo

29 dez, 2022 - 17:11 • Lusa

A chegada de 2023 no Porto vai também ser celebrada na Praça da República, com o lançamento de um espetáculo de fogo de artifício que durará oito minutos.

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse hoje esperar que o Queimódromo, um dos espaços que, juntamente com a Praça da República, será palco dos festejos de Ano Novo, receba perto de 40 mil pessoas.

Numa conferência de imprensa para apresentar o plano de mobilidade e segurança das celebrações de Ano Novo, Rui Moreira afirmou que o recinto do Queimódromo tem capacidade para acomodar "40 mil pessoas".

"Acreditamos que vai corresponder à procura", disse o autarca independente, lembrando que o acesso ao recinto é gratuito.

Destacando que as "obras pesadas" que decorrem no centro da cidade impossibilitaram a realização dos habituais festejos nos Aliados, Rui Moreira garantiu que o recinto do Queimódromo "está preparado" e "tem todas as condições de segurança e conforto".

"Acreditamos que será um sucesso", observou, dizendo, no entanto, estar preocupado com a previsão de mau tempo para aquela noite, sobretudo de vento e chuva.

"Ainda assim, [as previsões meteorológicas] apontam para um abrandamento das condições (...). Isso já não depende de nós, depende do S. Pedro", acrescentou.

Os festejos de Ano Novo decorrem, este ano, em dois pontos distintos da cidade do Porto: no Queimódromo, onde se irão realizar concertos e um espetáculo de pirotecnia, e na Praça da República, onde está previsto fogo de artifício.

O Queimódromo abre portas às 20h00 e terá zonas definidas de restauração. No recinto, os festejos arrancam pelas 22h30 com o concerto de Fernando Daniel. A contagem decrescente será integrada no espetáculo audiovisual "Luminous", que terá uma duração de 15 minutos. A festa prossegue, pelas 00h10, com a atuação de Diogo Piçarra e já durante a madrugada, com Moullinex.

Segundo Rui Moreira, as pessoas com mobilidade reduzida terão "acesso especial" ao recinto e uma área reservada, sendo apenas necessário que se inscrevam previamente no "site" da Ágora.

Também presente na conferência de imprensa, o subintendente Ferreira da PSP do Porto afirmou que no recinto é proibida a entrada de vidros, recipientes com mais de meio litro, armas e artigos pirotécnicos.

A chegada de 2023 vai também ser celebrada na Praça da República, com o lançamento de um espetáculo de fogo de artifício que durará oito minutos.

Nestes locais e noutras zonas da cidade, como na Movida do Porto, o policiamento será reforçado, estimando-se que ascenda às "largas centenas".

Os festejos de Ano Novo resultam de um investimento municipal de cerca de 400 mil euros, adiantou a vereadora com o pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Catarina Araújo.

Durante a noite e madrugada, tanto a Metro do Porto como a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão reforçar o serviço, com um reforço da rede a partir das 20h00 à exceção do aeroporto, e com um "shuttle" entre o hospital São João e o Queimódromo, e os Aliados e o Queimódromo, com frequência de 15 minutos, respetivamente.

A limpeza final do evento no Queimódromo está prevista a partir das 06h00, com duas varredoras mecânicas e sopradores, no total de 10 cantoneiros. Já na Praça da República, a limpeza está prevista a partir das 00h30.

STCP cria duas linhas especiais para o Queimódromo

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou hoje que vai criar duas linhas especiais de ligação ao Queimódromo na passagem de ano.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pela transportadora, serão criadas "duas linhas especiais STCP, de ligação rápida de e para o 'Queimódromo' (Estrada Exterior da Circunvalação, próximo da rotunda da Anémona)", a 205 Especial Passagem de Ano e 502 Especial Passagem de Ano.

No caso da 205, "para além da oferta normal contará com reforço entre a Areosa, via hospital S. João, e a Rotunda da Anémona, garantindo uma oferta de 15 em 15 minutos entre as 21h30 e as 4h30 do dia 1 de janeiro de 2023".

Já a 502 "manterá a oferta normal com algumas diferenças", nomeadamente "partidas e chegadas nos Aliados, junto à CM [Câmara Municipal do] Porto (sentido descendente), em alternativa ao término no Bolhão", em que "o percurso até ao Queimódromo seguirá após a partida dos Aliados pelo túnel de Ceuta, Rua Júlio Dinis, Rotunda da Boavista, Avenida da Boavista, Rotunda da Anémona".

A frequência da linha 502 Especial Passagem de Ano "considera 10 minutos entre as 9h30 e as 4h30 do dia seguinte".

"Para além do serviço habitual disponibilizado em 49 linhas STCP, durante a noite e madrugada, os passageiros podem contar com um reforço na oferta entre as 21h00 e as 5h30, tendo em atenção a deslocação de um avultado número de pessoas para a Baixa da cidade e para o Queimódromo", pode ler-se no comunicado de hoje da empresa liderada por Cristina Pimentel.

Assim, no serviço noturno "serão reforçadas as linhas 200, 500, 600, 602, 700, 701 (esta apenas até Ermesinde), 702, 800, 801 e 907", e na madrugada haverá "o reforço de frequências na generalidade para 30 em 30 minutos das linhas 1M, 3M, 7M, 8M, 11M e 12M".

"As linhas 4M e 5M verificarão ainda reforço adicional, oferecendo frequências de 20 em 20 minutos", refere a STCP no comunicado de hoje.

Já no dia 31 de dezembro, "no serviço diurno, a operação de autocarros assume o horário habitual de sábado".

A STCP sugere ainda a "compra antecipada de um título Andante, de modo que o embarque dos passageiros seja rápido e simples".

A Metro do Porto anunciou, na terça-feira, que estará em operação durante toda a noite de passagem de ano, com exceção da linha do aeroporto (Violeta, E), garantindo frequências de dez e quinze minutos para servir o Queimódromo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+