Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Ruiu troço da muralha do Castelo de Veiros no concelho de Estremoz

15 dez, 2022 - 16:22 • Lusa

Propriedade da Fundação do Asilo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros, o castelo de Veiros, cuja construção remonta ao século XIV, está classificado como Imóvel de Interesse Público.

A+ / A-

Um troço com cerca de cinco metros da muralha do Castelo de Veiros, no concelho de Estremoz, distrito de Évora, ruiu devido ao mau tempo dos últimos dias, revelou esta quinta-feira o presidente da câmara.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Estremoz, José Daniel Sádio, indicou que a derrocada ocorreu na quarta-feira de manhã e que foi uma “consequência do mau tempo” que tem assolado a região alentejana.

“Ontem [quarta-feira] de manhã, recebemos a informação da Proteção Civil de que tinha havido uma derrocada e, de imediato, deslocámos os nossos meios para o local, Proteção Civil Municipal e engenheiros da câmara”, adiantou.

Aludindo ao “histórico de situações similares” naquela fortaleza ao “longo dos anos”, o presidente do município estimou que, desta vez, a derrocada tem uma extensão de “cerca de cinco metros”.

Propriedade da Fundação do Asilo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Veiros, o castelo desta vila alentejana, cuja construção remonta ao século XIV, está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Segundo o autarca alentejano, após uma primeira análise da situação, os serviços municipais decidiram “fechar a rua” que circunda o castelo para “impedir a passagem de peões e trânsito” pelo local.

“Entrei em contacto com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen) e com a fundação proprietária” para se articular a realização de uma vistoria, referiu, prevendo que esta inspeção decorra na sexta-feira.

José Daniel Sádio assinalou que, após a realização da vistoria, seguir-se-á a elaboração de um relatório prévio e, mais tarde, juntamente com a DRCAlen e a fundação proprietária, será feito “um plano de intervenção para recuperar” o imóvel.

Também em declarações à Lusa, por escrito, a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, apontou a necessidade de se realizar uma avaliação dos estragos no castelo para se ter “uma informação o mais rigorosa possível”.

Na sexta-feira “vamos fazer a vistoria técnica para fazer essa avaliação”, porque os danos têm que ser vistos por “engenheiros, arquitetos e conservadores restauradores”, indicou.

Nas declarações à Lusa, o autarca de Estremoz admitiu que o Castelo de Veiros tem “mais zonas com algum risco” de derrocada, mas vincou que “não há um risco iminente” e que “o maior foco” é a recuperação do troço que agora ruiu.

A Lusa tentou contactar a presidente da fundação, Teresa Neto, mas a responsável mostrou-se indisponível para prestar declarações.

A chuva intensa e persistente causou, na passada terça-feira, centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, os mais afetados, mas provocou estragos também em outros distritos do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+