Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cascais Ópera procura novos talentos do canto lírico

23 nov, 2023 - 16:40 • Redação

Concurso internacional vai decorrer de 6 a 14 de abril de 2024.

A+ / A-

Uma "novidade no panorama internacional dos concurso líricos". É assim que é descrita a iniciativa que foi criada, este ano, para procurar novos talentos no canto lírico a nível nacional e internacional. Chama-se Cascais Ópera e terá como presidente do júri o barítono russo Sergei Leiferkus, em conjunto com Adriano Jordão, que compõem a direção artística deste concurso que se pretende que chegue além-fronteiras.

As inscrições estão abertas online até 31 de dezembro e jovens de todo o planeta, de qualquer tipologia vocal, podem concorrer, desde que tenham entre 18 e 32 anos.

As primeiras provas acontecem já em 2024, de 7 a 8 de abril, altura em que serão escolhidos os semifinalistas. Antes disso, as sessões para a semifinal, nos dias 10 e 11 de dezembro, vão ser abertas ao público.

O Cascais Ópera vai, ainda, prestar-se homenagem a Teresa Berganza, numa gala denominada "Carmen para Berganza", no casino Estoril, no dia 11 de abril. Aí, vão ser relembrados os papéis mais marcantes da artista, com especial enfoque em "Carmen". O espetáculo vai contar com a presença da Orquestra Sinfónica de Cascais, dirigida pelo maestro Nikolay Lalov, e terá a participação de um coro colaborativo.

Nos dias 9, 12 e 13 de abril terão lugar masterclasses abertas a estudantes, cantores e aos participantes do concurso. Os finalistas atuam no dia 14 de abril no Teatro Nacional de São Carlos, altura em que serão entregues os prémios Égide, de dez mil euros, e Teresa Berganza, de nove mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+