Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ESA avisa: comportamento no Espaço é insustentável a longo prazo

10 ago, 2023 - 16:15 • Ana Paula Santos

2022 foi o ano em que se lançaram mais satélites.

A+ / A-

O nosso comportamento no Espaço será insustentável a longo prazo. O aviso é da Agência Espacial Europeia, no relatório anual sobre o ambiente espacial, que monitoriza a presença de detritos na órbita terrestre.

2022 foi o ano em que se lançaram mais satélites, que gravitam numa cada vez mais congestionada órbita.

A Agência Espacial Europeia lembra que, raramente, os satélites que chegam ao fim da vida abandonam a sua órbita operacional e acabam por se fragmentar, aumentando a nuvem de detritos espaciais.

A ESA calcula que mais de 23 mil objetos com mais de dez centímetros orbitem a Terra, cerca de mil são satélites operacionais.

Mas, se diminuirmos a escala nessa núvem de detritos espaciais, há mais de 170 milhões de objetos com cerca de um milímetro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+