Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mimicat é a grande vencedora do Festival da Canção 2023

12 mar, 2023 - 00:39 • Ricardo Vieira

Canção “Ai Coração", de Mimicat, vai representar Portugal no 67.º Festival da Eurovisão, marcado para maio no Reino Unido.

A+ / A-
Mimicat vence Festival da Canção 2023. Foto: Pedro Pina/Lusa
Mimicat vence Festival da Canção 2023. Foto: Pedro Pina/Lusa
Mimicat vence Festival da Canção 2023. Foto: RTP
Mimicat vence Festival da Canção 2023. Foto: RTP
Foto: Pedro Pina/Lusa
Foto: Pedro Pina/Lusa
Foto: Pedro Pina/Lusa
Foto: Pedro Pina/Lusa
Edmundo Inácio ficou em segundo lugar. Foto: RTP
Edmundo Inácio ficou em segundo lugar. Foto: RTP

Mimicat, com o tema “Ai Coração”, é a grande vencedora do Festival da Canção 2023, realizado este sábado.

Marisa Isabel Lopes Mena, mais conhecida como Mimicat, vai representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio em Liverpool, no Reino Unido.

Numa das finais mais emotivas das últimas edições do Festival da Canção, Mimicat e Edmundo Inácio ficaram empatados na votação dos júris regionais, com 66 pontos cada.

Acabou por ser o público a dar a vitória à canção "Ai Coração". Na votação dos telespectadores, através de chamadas de valor acrescentado, Minicat conseguiu 12 pontos e Edmundo Inácio 10 pontos.

A cantora de 33 anos, natural de Coimbra, sucede a MARO como vencedora do Festival da Canção, organizado pela RTP.

Mimicat lançou até agora dois álbuns de estúdio, "For You" (2014) e "Back In Town" (2017), e lançou os singles "Going Down", "Fire", "Gave Me Love", "Stay Strong", "Savior" e "Tell Me Why".

As 13 canções em competição foram “Encruzilhada” (composta e interpretada por Churky), “Nasci Maria” (Cláudia Pascoal), “Viver” (SAL), “Ai Coração” (Mimicat), “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown), “Endless World” (Neon Soho), “Sapatos de Cimento” (composta por Quim Albergaria e interpretada por Esse Povo), “Povo” (Ivandro), “A festa” (Edmundo Inácio), “Goodnight” (Bárbara Tinoco), “Tormento” (Voodoo Marmalade), “Fim do mundo” (Inês Apenas) e “World needs therapy” (Dapunksportif).

O vencedor foi escolhido através do sistema de votação habitual - metade da pontuação é atribuída por um júri e a outra metade pelo voto do público. Na final, as votações do júri foram feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Além dos 13 finalistas em competição, o Festival da Canção contou com atuações especiais de Salvador Sobral, David Fonseca e MARO.

A 57.ª edição arrancou com uma "invasão" amigável/rábula do grupo "Jesus Quisto", composto por atores da sitcom "Pôr do Sol", que interpretaram o tema "For win the festivals".

Festival da Canção para Totós - Extremamente Desagradável
Festival da Canção para Totós - Extremamente Desagradável
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Ferreira
    02 abr, 2023 Lisboa 14:22
    Uma canção super festivaleira com um coreografia que tornava a canção ainda mais forte e depois levamos a artista a cantar sozinha em palco. Tínhamos uma canção com grande potencial que acabou no que acabou. Quem é que teve essa péssima ideia de retirar o corpo de baile da canção. Não tínhamos orçamento para o sofá e as bailarinas. A Mimicat merecia muito mais. Estou mesmo desiludido com a nossa comitiva portuguesa.
  • Maria
    12 mar, 2023 Palmela 16:22
    Bandas estrangeiras com nome quase de sapatos!
  • Maria
    12 mar, 2023 Palme.a 15:32
    Pimeiro e segundo lugar muito bem entregues!

Destaques V+