Tempo
|
A+ / A-

“Symbiosis”. Exposição em Setúbal alerta para poluição de plástico nos oceanos

14 nov, 2022 - 17:39 • Rosário Silva

Uma instalação suspensa composta por um cardume de peixes com 1200 peças, 14 medusas, corais e outros organismos aquáticos, elaborada com recurso a garrafas e garrafões de plástico encontrados no lixo, é um dos destaque da exposição.

A+ / A-

Uma instalação e uma exposição de pintura da autoria de Antonieta Martinho, centradas na poluição de plástico nos oceanos, pode ser agora visitada no Museu do Trabalho Michel Giacometti, na cidade de Setúbal.

“É mais um contributo para recordar que a vida dos oceanos e a sobrevivência dos humanos se encontram interligadas e ameaçadas pelos hábitos de consumo, cujo subproduto é proveniente das embalagens plásticas”, refere a curadora, Ana Lima-Netto, num comunicado enviado à Renascença.

“Symbiosis”, que é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como um dos principais destaques, uma instalação suspensa composta por um cardume de peixes com 1200 peças, 14 medusas, corais e outros organismos aquáticos, elaborada com recurso a garrafas e garrafões de plástico encontrados no lixo.

A par da instalação, está patente a exposição de pintura sobre mares e oceanos “Sea Forest” e decorrem ateliers direcionados a portadores de deficiência mental e idosos, sob orientação da própria artista, a realizar nos dias 21 de novembro e 23 de janeiro de 2023.

Natural de Kalima, então reino da Bélgica, Antonieta Martinho participa atualmente no Atelier Experimental da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Desde 2016 que pesquisa, experimenta e trabalha reaproveitando as garrafas e os garrafões de plástico descartados diariamente no lixo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+