Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Feira do Livro do Porto de 2023 homenageia Manuel António Pina

24 out, 2022 - 09:58 • Lusa

O escritor junta-se a leque de autores homenageados no festival literário, tais como Ana Luísa Amaral, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Leonor de Almeida, José Mário Branco, Júlio Dinis, com a atribuição de uma tília nos Jardins do Palácio de Cristal.

A+ / A-

O escritor e jornalista Manuel António Pina, desaparecido há dez anos, será o autor a celebrar na edição de 2023 da Feira do Livro do Porto, anunciou a Câmara Municipal.

João Gesta será o programador e coordenador e Rui Lage o comissário do festival literário, em 2023, que irá decorrer, como habitualmente, nos Jardins do Palácio de Cristal.

"Espero que possamos preparar uma grande Feira do Livro, como têm sido todas, desta vez dedicada a um grande portuense e uma pessoa absolutamente extraordinária", considera, citado no "site" da autarquia, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que domingo participou numa sessão de homenagem a Manuel António Pina, nos 10 anos da sua morte.

Manuel António Pina junta-se, assim, a um leque de autores homenageados no festival literário, tais como Ana Luísa Amaral, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Leonor de Almeida, José Mário Branco, Júlio Dinis, com a atribuição de uma tília nos Jardins do Palácio de Cristal.

"[Manuel António Pina] era um homem de uma extraordinária sensibilidade, capaz de nos surpreender com o seu entusiasmo, o seu humor fino", sublinhou Rui Moreira, recordando alguns episódios que o ligaram, pessoalmente, ao escritor e jornalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+