Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Eleições Brasil 2022

Candidatos para todos os gostos. Na caderneta de cromos da política, o Brasil já completou a coleção

29 set, 2022 - 18:56 • Pedro Valente Lima

Entre Jair Bolsonaro e Lula da Silva, certamente há espaço para candidatos "ressuscitados" e samurais, números musicais e super-heróis. As eleições gerais no Brasil realizam-se este domingo, 2 de outubro, mas já há campanhas com lugar cativo na memória de milhões de brasileiros.

A+ / A-

Além da disputa presidencial, que opõe, entre outras figuras, Jair Bolsonaro e Lula da Silva, as eleições gerais no Brasil englobam ainda as votações para o Senado e o Congresso nacionais, assim como para cargos estaduais, como é o caso dos governadores e assembleias.

Aliás, é ao nível da corrida local que surgem algumas das habituais pérolas das campanhas políticas a que o Brasil já nos habituou. Este ano não foi diferente.

Nas listas de voto, os mais de 156 milhões de eleitores brasileiros poderão deparar-se com uma dupla inesperada do partido Agir: são os casos do candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, Barack Obama, e de Bin Laden, a correr por São Paulo.

Pelo Partido da Social Democracia Brasileira corre Anão Montanha, uma antítese de candidato, que garante ser "o menor dos problemas".

Pelo Partido Republicano da Ordem Social surge o Palhaço Tutu, cujo lema de campanha nos faz lembrar outro palhaço famoso.

Tiririca, para quem "pior do que está não fica", candidata-se a um quarto mandato como deputado federal do São Paulo, pelo Partido Liberal.

No entanto, os nomes não se ficam por aqui e chegam mesmo a quebrar a 'quarta parede' das bandas desenhadas de super-heróis.

É o caso de Arlequina Cosplay, que sim, é o nome real da candidata ao Congresso pelo estado de São Paulo. Muito partilhará com a malvadez da vilã de Batman ao apresentar propostas de castração química como punição para casos de pedofilia, por exemplo.

Já na bancada da Marvel concorre o "Capitão América de Paula". Luís Carlos, polícia militar, também é candidato pelo mesmo estado e promete devolver a alegria e esperança ao Brasil.

Na disputa de um assento na assembleia estadual de São Paulo, a missão pertence a um dos X-Men.

"Wolverine do Tick Tok", tal como ficou registado erradamente, é um candidato famoso pelos passinhos de dança que publica regularmente na rede social TikTok.

Quem conhece Hugh Jackman, sabe que, além do papel de Wolverine, também faz questão de participar em inúmeras produções musicais.

E bem, parece que o ator será uma inspiração no Brasil, com tantos números musicais que marcaram as campanhas eleitorais neste país sul-americano.

Na pele de Freddie Mercury e Michael Jackson, Quem-Quem é o representante dos Progressistas à assembleia estadual de Piauí. Francisco das Chagas Costa Oliveira dança, canta e reproduz concertos e videoclipes pela "verdadeira mudança que o povo quer".

Há quem diga que as crianças são o tesouro mais precioso dos pais. De tal maneira que, quem sabe, influenciem o seu sentido de voto. Terá sido esse o raciocínio de Mazinho?

Candidato ao Congresso por Rio de Janeiro, Dalmar Mazinho Filho partilha o amor pelas causas animais na companhia dos agentes da Patrulha Pata, série de desenhos animados bastante popular entre os mais novos.

Para os mais graúdos, a diversão será outra. Dário Moura também concorre como deputado federal, pelo estado de Minas Gerais, com um objetivo que não deixa muitas dúvidas: legalizar o uso recreativo de canábis no Brasil.

Se o Brasil tivesse um cêntimo por cada candidato ninja, teria, pelo menos... dois cêntimos. O que não é muito, mas é uma estatística realmente estranha, embora em Portugal já estejamos familiarizados com Manuel Almeida, o ninja de Vila Nova de Gaia.

Em Pernambuco, o "Samuray Taxista" segue convicto na corrida à assembleia estadual, através de um vídeo que parece 'intimidar' os rivais com uma demonstração do uso de matracas.

Tal como foi dito, este guerreiro não estará só. Ronaldo Dai Nogami, nipónico-brasileiro a correr ao Congresso pelo Paraná, aparece em vídeo a apoiar Sérgio Moro, candidato ao Senado pelo mesmo estado.

Para o autointitulado "Samurai do Novo", Moro apresenta a "honra, os princípios e os valores que um samurai deve ter".

Jesus a ressuscitar pela segunda vez? Candidato a deputado federal pelo partido de Lula, Jesús Lima terá escapado à morte, quando "nem cinco tiros no peito", num atentado que sofreu há 25 anos, o fizeram desistir.

E agora está aqui, "mais vivo do que nunca", tal como podemos confirmar.

Para terminar, tanto se discute quem será o novo James Bond, que ninguém terá reparado que já há um novo '007'. Aliás, dois.

Átila Nunes Filho, pai, e Átila Alexandre Nunes, filho, concorrem às eleições brasileiras, mas para cargos distintos. O pai é candidato a deputado estadual do Rio de Janeiro, enquanto o filho tenta garantir um lugar no Congresso.

"Contra o preconceito, vote Átila Nunes duas vezes" será um lema genial, ou levará os eleitores a cometer fraude eleitoral acidental? Só saberemos isso no próximo domingo, 2 de outubro, data das eleições gerais do Brasil.

Apesar de tantos protagonistas, o maior duelo será, certamente, entre o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o candidato do Partido dos Trabalhadores, Lula da Silva, na corrida ao Palácio do Planalto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+