Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abrunhosa quer Parlamento com posição " inequívoca" sobre ingerência russa

26 jul, 2022 - 21:32 • Redação

Durante um concerto em Águeda, a 2 de Julho, disponível na íntegra na plataforma Youtube, Pedro Abrunhosa falou sobre a guerra na Ucrânia.

A+ / A-

Pedro Abrunhosa espera que o Parlamento tome uma posição sobre a ameaça de que foi alvo num comunicado da embaixada russa em Lisboa.

"Acho que o Parlamento tem de pronunciar porque é uma ingerência na soberania nacional e uma ingerência num conteúdo que nos é a todos muito caro, que é a liberdade. A liberdade de expressão neste caso" afirmou esta terça-feira.

No fim-de-semana, o Ministério dos Negócios Estrangeiros repudiou o “tom e conteúdo” do comunicado da Embaixada da Rússia em Portugal sobre um concerto de Pedro Abrunhosa onde este músico condenou a guerra na Ucrânia, e defendeu a liberdade de expressão como “inalienável”.

“Foi transmitida à embaixada da Federação Russa, através dos canais diplomáticos, o repúdio pelo tom e conteúdo do comunicado da embaixada relativo ao concerto do músico Pedro Abrunhosa”, adiantou hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

"Espero que haja uma posição clara e inequívoca do Parlamento a esta ingerência inadmissivel da embaixada russa", reafirmou Abrunhosa.

Em relação aos seus pares, Abrunhosa quer que os artistas portugueses se pronunciem de uma forma mais clara. "Percebo que estamos todos a ter um verão muito atribulado, com muitas ocupações, mas há aqui uns direitos fundamentais, nomeadamente nós somos artistas, estamos em cima dos palcos, estamos perante as pessoas. Temos de ter o direito de nos expressar artisticamente, cluturalmente, civicamente, humanamente e pessoalmente", enumerou.

"Alguns dos meus colegas já se pronunciaram, espero que eles à imagem dos partidos o façam de forma veemente", pediu.

Durante um concerto em Águeda, a 2 de Julho, disponível na íntegra na plataforma Youtube, Pedro Abrunhosa falou sobre a guerra na Ucrânia.

“Não podemos, nem vamos esquecer, que a Europa vive uma guerra. E a guerra mais estúpida de todas, uma guerra perfeitamente evitável, uma guerra de ódios, uma guerra em que famílias como as nossas todos os dias têm que fugir”, afirmou na altura.

No vídeo do concerto também publicado pelo festival ouve-se a plateia a cantar com Abrunhosa o verso “Vladimir Putin, go fuck yourself” (a partir do minuto 26). Além do nome do Presidente, o cantor português menciona na adaptação desta sua canção as expressões como “barco russo”, “soldados russos” e “mísseis russos”. À medida que o público ia entoando as frases, o cantor continuava a incentivar: “Este grito hoje tem que se ouvir em Moscovo e em Kiev”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    27 jul, 2022 PORTUGAL 14:51
    Noutro sitio, li que Sao José Lapa atriz portuguesa criticou Pedro Abrunhosa por ter CRITICADO Putin na sequência da INVASÃO da Ucrânia. Claro que não me diz respeito esta GUERRA de garnizés, pois AMBOS são adultos e artistas. Mas vamos lá então ver uma cousa engraçada, São José Lapa. Vamos admitir que EU ia de mochila às costas por aí fora e numa frontaria de um Teatro, por exemplo D.Maria II, via um cartaz a anunciar UM GRANDE espectáculo em que a protagonista principal é SJLapa. Vamos admitir que me dava na cabeça de comprar bilhete e ia assistir ao espectáculo. Vamos também admitir que EU me apercebia que a Plateia a ouvia SILENCIOSAMENTE por estarem a gostar do TEXTO e principalmente pela ATRIZ. Vamos admitir que EU, por achar que o texto tinha cariz político e censurava alguns de quem era admirador, começava a bater PALMAS sem nexo, ou em alta voz gracejava como se aplaudisse. Como ficaria a ATRIZ, em palco, Sao José Lapa? Será que SJL continuaria em palco ou será que a CENSURA me poria na RUA? Quanto a mim Putin é um CRIMINOSO, pois ADMITIU que Seres Humanos fossem assassinados sem se poderem defender. É o caso das Crianças. Em relação a Pedro ABRUNHOSA, ganhou um ouvinte das suas músicas, muito embora Ele nao tenha grande VÓS. Tem isso sim BONS POEMAS e é isso que se EXIGE a um Artista. Pois é Sao José Lapa, Viseu é para mim uma das minhas casas, sabe..........
  • JM
    27 jul, 2022 Seixal 10:59
    Com todo este protagonismo talvez o Zelensky o convide para dar um concerto em Kiev para animar as tropas.

Destaques V+