Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Descoberto soneto inédito de Camões

13 jul, 2022 - 19:05 • Redação

"Cristo Atado à Coluna" foi encontrado num manuscrito datado de 1666, na Biblioteca Digital Hispânica.

A+ / A-

O poeta, professor e investigador Nuno Júdice revela ter descoberto um soneto inédito do poeta Luís de Camões.

Nuno Júdice afirma, à agência Lusa, ter encontrado o poema “Cristo Atado à Coluna” num manuscrito que terá sido escrito em 1666. Posteriormente, terá sido editado por Manuel de Faria, no século XVIII.

Nuno Júdice garante que o soneto pertence a Camões, não obstante a implicação de “trabalho de especialistas” no caso de uma possível edição.

Escrito em português, “desenvolve uma ideia nada ortodoxa” com o catolicismo vigente na época, já que Camões argumenta que o amor liberta, de acordo com o investigador.

Neste soneto, Camões afirma que “Cristo é torturado e chicoteado, mas liberta-se pelo amor à humanidade”, segundo Nuno Júdice.

Camões recupera a ideia do “cárcere por amor”, que tinha sido já desenvolvida pelo poeta Diego San Pedro (1437-1498), autor de “Cárcel de Amor”.

Ainda relativo à sua descoberta, Nuno Júdice, de 73 anos, considera que “há ainda muito por revelar nas bibliotecas e por estudar e dar o devido valor”, e defende que existem vários outros poetas “que merecem ser melhor estudados”.

Este soneto trata-se da segunda grande descoberta de Nuno Júdice. No passado, o professor catedrático também encontrou outro poema de Camões, “Leite da Virgem”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+