Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rock Nordeste gratuito e ao ar livre no reencontro com o público em Vila Real

24 jun, 2022 - 17:40 • Lusa

A edição de 2022 do Rock Nordeste acontece este fim de semana, na sexta-feira e no sábado. Tem em cartaz IKOQWE, PAUS, Marta Ren, NBC e Dj Kitten, Lena D"Água, Surma, Filho da Mãe, GROGNation e Nuno Calado dj.

A+ / A-

O Festival Rock Nordeste tem reencontro marcado com o público para este fim de semana - 24 e 25 de junho -, com dois dias de concertos gratuitos ao ar live, em Vila Real, e um cartaz exclusivamente dedicado à música portuguesa.

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, o festival regressa aos relvados do Parque Corgo e ao auditório exterior do Teatro Municipal, com uma "forte aposta na música portuguesa", numa iniciativa da Câmara de Vila Real, com programação da promotora Rock With Benefits e produção da Rd Systems.

Esta edição tem "um sabor especial que pretende celebrar o reencontro entre o público e a música ao vivo em ambiente de festa", como divulgou a organização, em comunicado.

A edição de 2022 do Rock Nordeste tem em cartaz IKOQWE, PAUS, Marta Ren, NBC e Dj Kitten, Lena D"Água, Surma, Filho da Mãe, GROGNation e Nuno Calado dj.

O festival Rock Nordeste soma sete edições neste formato, mas celebra 30 anos desde os primeiros concertos, em 1992, "na altura como concurso de bandas de garagem".

Segundo a organização, "cerca de 30 mil pessoas passaram pelos relvados do parque Corgo", em 2019, a última edição antes da pandemia, que obrigou ao cancelamento do festival nos dois últimos anos.

A organização destaca que, "juntando o ambiente urbano com os relvados do Parque Corgo, a cidade [de Vila Real] transforma-se nestes dias numa verdadeira celebração da música onde várias gerações convivem, dançam e conhecem novas sonoridades".

"O Rock Nordeste é um festival para toda a família, o mote perfeito para visitar a região, juntando-se a outros atrativos como as belíssimas paisagens do Alto Douro Vinhateiro, do Parque Natural do Alvão, e todo o património histórico, cultural e gastronómico existente", salienta.

Ao longo dos últimos anos, "meia centena de artistas" já passara por este festival, "incluindo nomes como Orelha Negra, Linda Martini, Capicua, Sean Riley & The Slowriders, Dead Combo, Manel Cruz, Conan Osíris, Bonga, Sensible Soccers, entre muitos outros nomes da música nacional".

O Festival Rock Nordeste tomou em 2014 um novo espaço no coração da cidade de Vila Real, movendo-se do Complexo de Codessais para o Parque do Corgo, mas continuando ao sabor do Rio Corgo, um dos ex-libris da cidade transmontana.

A 24 e 25 de junho a aposta mantém-se nos Palco Parque e Palco Teatro, com a organização a defender que "esta localização criou uma nova dinâmica que tem vindo a refletir-se em grandes enchentes de público, consolidando uma identidade que funde a natureza com a cidade".

O Parque Corgo tem cerca de 30 hectares com relvados naturais que circundam lateralmente o Teatro de Vila Real, que tem um auditório exterior que será palco de "dois dos maiores espetáculos musicais do festival Rock Nordeste".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+