Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAAG diz que incidente com voo Luanda-Lisboa não foi por problema da aeronave

22 dez, 2022 - 20:08 • Lusa

O avião registou problemas de sobreaquecimento da cabine e ‘blackout’ de iluminação. Inquérito solicitado pela companhia aérea angolana conclui que a causa está ligada a uma avaria no cais do aeroporto de Lisboa.

A+ / A-

A transportadora aérea angolana TAAG informou esta quinta-feira que a causa do incidente com o voo DT650, na segunda-feira passada, no itinerário Luanda-Lisboa, não esteve relacionada com a aeronave, mas com uma avaria do cais do aeroporto de Lisboa.

De acordo com uma nota, a TAAG avança que o voo foi operado pela companhia Hifly, ao serviço da TAAG, tendo-se registado e divulgado através das redes sociais uma situação de sobreaquecimento da cabine e ‘blackout’ de iluminação.

A companhia aérea angolana sublinha que, na qualidade de cliente, solicitou “de forma imediata um relatório ao prestador de serviço Hifly, tendo sido aberta uma investigação que incluiu entrevistas aos tripulantes e engenheiros, bem como a verificação minuciosa dos equipamentos”.

“O resultado do relatório entretanto recebido, é claro ao afirmar que a causa do incidente não esteve relacionada com a aeronave, nem com a ação do pessoal navegante”, realçou a nota.

O documento revelou que “a causa-raiz desta situação está ligada a uma avaria do cais do aeroporto de Lisboa”.

“Este estava inoperante e incapaz de assegurar a alimentação de energia da aeronave, entretanto posicionada em terra para o procedimento de desembarque e instruída para desativar motores”, destacou a TAAG.

A empresa esclareceu também que foi necessário solicitar a intervenção da ANA, entidade responsável pela gestão do aeroporto de Lisboa, para trabalhos de reparação, período no qual se registou o sobreaquecimento de cabine devido à falta de energia.

“Apenas após a realização dos trabalhos de manutenção é que foi possível iniciar o desembarque de passageiros. Durante este processo os passageiros foram informados sobre a ocorrência e tranquilizados relativamente à sua segurança a bordo”, referiu a nota.

“Reiterar que a TAAG lamenta o transtorno causado aos passageiros e clientes do referido voo, e que estamos em comunicação permanente com as autoridades no sentido de avaliar medidas adicionais e planos de contingência futuros”, acrescentou a empresa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+