Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Paula Rego. Reveja aqui 11 obras da artista

08 jun, 2022 - 15:12

Paula Rego foi uma das artistas portuguesas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente. A artista deixou um vasto leque de obras, onde pintava desde o mais profundo do imaginário até às temáticas controversas do seu tempo.

A+ / A-

Apenas com 15 anos de idade, Paula Rego pintou "Interrogation", uma obra sobre o abuso sexual. Nesta fotogaleria, pode acompanhar algumas obras da artista ao longo dos tempos, desde a adolescência, passando pela maturidade dos anos 1990 e 2000 e fechando com algumas das pinturas que produziu mais recentemente, até mesmo durante a quarentena resultante da pandemia de Covid-19.

Paula Rego abordou os mais diversos temas durante a sua vida. Reproduziu versões próprias das mais emblemáticas obras religiosas, pintou motivos sociais e religiosos próprios de Portugal e tocou temas como o aborto e a emancipação feminina. A pintura acima pertence a uma série de retratos que realizou, onde o aborto não seguro foi o foco da artista.

Em 2005, Paula Rego tornou-se a primeira e única mulher, até hoje, a pintar um retrato oficial de um Presidente da República. É a única artista do sexo feminino presente no Museu da Presidência da República. Quando exposto em 2006, a obra causou alguma polémica devido à enorme diferença relativamente aos restantes retratos da Presidência. Em 2018, Paula Rego confessou ao jornal britânico The Guardian que "pintar o retrato do Presidente de Portugal, Jorge Sampaio, quase me matou. Nós começamos a trabalhar no estúdio do último rei de Portugal, que era um ótimo pintor. Foi muito difícil, as pessoas não paravam de entrar e de dizer: "O braço não está muito bem", ou, "o nariz dele não é assim". Eu estava alojada num hotel próximo e fui para a cama exausta. Ele [Jorge Sampaio] é um homem muito simpático, ainda somos amigos.".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+