Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visitante do Louvre ataca Mona Lisa com um bolo

29 mai, 2022 - 22:15 • Redação

Um homem atirou um bolo contra a famosa pintura de Leonardo da Vinci, exposta no Louvre, que não ficou danificada.

A+ / A-

A pintura “La Gioconda”, uma das principais atrações do museu parisiense do Louvre, sofreu neste domingo o ataque de um visitante, que lhe atirou um bolo.

O jornal espanhol “El País” cita redes sociais alguns dos inúmeros visitantes do museu que nessa altura se encontravam numa das principais atrações culturais e turísticas do local, as autoridades policiais agiram rapidamente e expulsaram o autor do ataque na altura.

A obra não foi danificada, pois o pastel colidiu com o vidro que protege o óleo.

Os guardas do museu rapidamente limparam os vidros, mas o momento ficou registado em vídeos e fotos das dezenas de visitantes que estiveram no local.

A intenção e a identidade do atacante não foram reveladas. Segundo as testemunhas, foi uma pessoa que se aproximou da pintura numa cadeira de rodas camuflada com uma peruca.

Num dos vídeos que se tornaram virais, o agressor aparece, de peruca e boné, fazendo proclamações a favor da proteção do planeta, enquanto os guardas do museu o expulsam da sala.

Este não é o primeiro ataque que a obra de Leonardo da Vinci sofre.

Em agosto de 2009, um turista atirou uma chávena de chá, que se estilhaçou ao atingir a vitrine que o protege.

Em 1974, enquanto estava em exibição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher usou um spray de cor vermelha para atacá-lo, mas não danificou a pintura.

Em 1956, houve dois ataques. No primeiro, um homem atirou ácido à pintura, danificando a parte inferior. No final daquele ano, um pintor boliviano atirou uma pedra na pintura a óleo, causando pequenos danos.

Mais atrás, até o início do século 20, em 1911, remonta o roubo de La Gioconda nas mãos de Vnicenzo Peruggia. Demorou dois anos para recuperá-lo: Peruggia havia escondido a pintura em seu apartamento até entrar em contato com a Galeria Uffizi em Florenzia para tentar vendê-la.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+