Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UHF atuam no Festival José Afonso

30 mai, 2022 - 18:20 • Lusa

Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco, presta homenagem a Zeca Afonso, no dia 11 de junho.

A+ / A-

A banda portuguesa UHF vai estar em Malpica do Tejo, concelho de Castelo Branco, no Festival José Afonso, que decorre no dia 11 de junho, em homenagem ao músico e compositor Zeca Afonso.

"Este é o oitavo festival. Já é um evento com referências e referenciado e que tem um simbolismo. O objetivo é homenagear esta figura ímpar da música portuguesa [Zeca Afonso], muito valorizada na freguesia de Malpica do Tejo", afirmou o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.

O autarca falava hoje no salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo Branco, numa conferência de imprensa, para apresentação do programa do 8º Festival José Afonso.

A grande novidade deste evento é a alteração da data de realização para 11 de junho, uma vez que o festival costumava acontecer no 1º de Maio.

"Entendemos que devíamos separar o festival das celebrações do 1º de Maio. A ideia é separar claramente as comemorações do Dia do Trabalhador do Festival José Afonso que pela sua relevância merece um dia dedicado e o escolhido foi o 11 de junho", sustentou.

Leopoldo Rodrigues realçou ainda a ligação do cantor e compositor português Zeca Afonso com a freguesia de Malpica do Tejo, onde, nos anos de 1960 do século passado, recolheu inúmeras peças e repertório do cancioneiro da Beira Baixa, como o tema Maria Faia, que eternizou.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Malpica do Tejo, Jorge Diogo, explicou que o programa do festival está muito direcionado para um grupo de artistas que fazem parte da Associação José Afonso.

O evento, que tem lugar no Jardim do Olival, à entrada de Malpica do Tejo, conta nesta edição com a apresentação do livro "José Afonso -- Todas as Canções" e também com uma homenagem a José Juvenal, que morreu no final de 2021 e que estava ligado, desde a primeira hora, ao Festival José Afonso.

Além de vários artistas ligados, de alguma forma à pessoa e música de Zeca Afonso, participam ainda neste festival os UHF e as Cantadeiras de Malpica do Tejo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+