Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da República condecora Isabel Mota

06 mai, 2022 - 11:56 • Lusa

Isabel Mota foi presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian entre maio de 2017 e este mês, tendo integrado aquele órgão desde 1999.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a ex-presidente da Fundação Calouste Gulbenkian Isabel Mota com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, foi anunciado pela Presidência da República.

A condecoração foi divulgada através do sítio oficial da internet da Presidência da República com uma imagem da ocasião e a seguinte nota: "O Presidente da República condecorou, no Palácio de Belém, a anterior Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo".

A distinção acontece na semana em que tomou posse o novo presidente da Gulbenkian, António Feijó, o sétimo do conselho de administração da instituição, que sucedeu no cargo da presidência a Isabel Mota, primeira mulher a dirigir o conselho de administração da Gulbenkian.

"A Fundação sempre me fascinou de uma forma única: é um universo mágico particularmente rico onde se cruzam saber, independência, reflexão, cultura, natureza, um lugar no nosso imaginário coletivo onde tudo nos toca e enriquece. E, sobretudo, o desígnio fundamental da filantropia: De fazer bem, o bem!", disse Isabel Mota, na terça-feira, durante a tomada de posse da nova estrutura, perante uma sala cheia que no final aplaudiu de pé a sua intervenção.

Foi presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian entre maio de 2017 e este mês, tendo integrado aquele órgão desde 1999.

Isabel Mota fez parte dos XI e XII Governos, liderados por Cavaco Silva, como secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional, com responsabilidade nas negociações com a União Europeia dos fundos estruturais e de coesão para Portugal, entre 1987 e 1995.

Licenciada em Finanças, foi assistente no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, subdiretora geral do Gabinete para a Cooperação Económica Externa, assessora da direção geral do Tesouro do Ministério das Finanças e conselheira na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas. .

Foi também responsável pela representação de Portugal em várias organizações multilaterais, como o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimentos, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+