Tempo
|
A+ / A-

O que é "afasia", a lesão que pôs fim à carreira de Bruce Willis?

31 mar, 2022 - 17:58 • Redação

"A afasia não é uma doença, mas sim a sequela de uma doença.” Especialista ouvida pela Renascença não crê que o ator possa recuperar.

A+ / A-

A afasia “é uma perturbação da comunicação que ocorre devido a uma lesão cerebral adquirida nas áreas neurológicas que processam a linguagem”.

A explicação é avançada à Renascença por Paula Valente, fundadora do Instituto Português de Afasia (IPAFASIA), depois de conhecida a notícia de que o ator Bruce Willis decidiu terminar a carreira depois de lhe ter sido diagnosticada essa lesão do foro neurológico.

Paula Valente salienta que “a afasia não é uma doença, mas sim a sequela de uma doença”, que, na grande maioria dos casos, é provocada por “acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranioencefálicos, tumores cerebrais e infeções cerebrais”.

"As causas da afasia do Bruce Willis ainda não são conhecidas”, aponta a especialista, explicando, contudo, o modo como a lesão se torna impeditiva de prosseguir uma carreira como a de ator. “A pessoa fica com uma dificuldade em dizer o que quer, utilizar palavras, construir frases, dizer o que pensa, compreender o que as pessoas dizem. Também com dificuldades em ler e escrever”.

Paula Valente diz que “são raros os casos que voltam ao estado pré-lesão".

"É muito raro isso acontecer, só em lesões muito transitórias, são situações muito específicas em que a pessoa recupera logo após o AVC, quando ainda tem afasia ao fim de uns dias, recupera até um determinado ponto, mas vai ter sequelas para o resto da vida”, remata Paula Valente, convicta de que o fim da carreira de Bruce Willis será definitivo.

O anúncio do fim de carreira de Willis, 67 anos foi feito pelos familiares do ator, através de um comunicado.

“O nosso querido Bruce tem tido alguns problemas de saúde e foi-lhe diagnosticada, recentemente, afasia, que está a comprometer as suas capacidades cognitivas”, lê-se numa publicação no perfil do Instagram do ator, assinada pela família.

"Como resultado do sucedido e com muita consideração, o Bruce vai afastar-se da carreira que tanto lhe significou."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+