Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NFL

"Rapper" Eminem ajoelhou-se durante o concerto do Super Bowl

14 fev, 2022 - 16:31 • Redação

Gesto aparentemente alusivo ao antigo jogador de futebol americano Colin Kaepernick que, em 2016, se ajoelhou durante o hino dos EUA, em protesto contra o racismo e a violência policial.

A+ / A-

O "rapper" Eminem ajoelhou-se na última noite durante o concerto de intervalo do Super Bowl, final da NFL, a Liga de futebol americano dos Estados Unidos.

Após interpretar a canção "Lose Yourself", o artista norte-americano (que subiu ao palco com Snoop Dogg, Dr. Dre, Kendrick Lamar e Mary J. Blige) ajoelhou-se. Um gesto aparentemente alusivo ao do antigo jogador Colin Kaepernick, que em 2016 foi o primeiro a ajoelhar-se durante o hino dos Estados Unidos, em protesto contra o racismo e a violência policial.

Kaepernick ajoelhou-se pela primeira vez num jogo de pré-época dos San Francisco 49ers, em 2016. Recebeu críticas e elogios e acabou por ser afastado.

O gesto tornou-se um símbolo do desporto contra o racismo e brutalidade policial. Várias equipas e jogadores de futebol adotaram a tradição, incluindo na Liga dos Campeões masculina e feminina.

Não é conhecido se a intenção de Eminem (nome artístico de Marshall Mathers) era, efetivamente, aludir a Colin Kaepernick e à luta contra o racismo. Porém, a organização da NFL garantiu estar ciente de que o "rapper" pretendia ajoelhar-se durante o concerto e que, ao contrário do que chegou a ser noticiado, não tentou dissuadi-lo.

O próprio Kaepernick reagiu no Twitter ao gesto do "rapper". "Obrigado, Eminem", escreveu o antigo futebolista americano, agora ativista.

Os Los Angeles Rams venceram a NFL ao derrotarem, no Super Bowl, os Cincinatti Bengals, por 23-20, na madrugada desta segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+