Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Teatro

​“O Balcão” volta a abrir a programação do Teatro Nacional São João

07 jan, 2022 - 20:02 • Núria Melo

Depois da estreia em 2020, a peça de Jean Genet volta a subir ao palco do TNSJ de 12 a 23 de janeiro, com encenação de Nuno Cardoso.

A+ / A-
Foto: Núria Melo/RR
Foto: Núria Melo/RR

A peça de teatro “O Balcão”, escrita pelo dramaturgo francês Jean Genet, volta a abrir a programação do novo ano do Teatro Nacional de São João (TNSJ), depois de ter estreado, precisamente na mesma sala, em 2020, com encenação de Nuno Cardoso.

Em entrevista à Renascença, o encenador e diretor artístico do TNSJ, explica o espetáculo como “uma espécie de jogo de espelhos distorcido”.

Escrita em 1955, a obra “é completamente contemporânea. Se os problemas daquele tempo se refletem hoje em dia, então este texto é atual”, explica o encenador.

O espetáculo pretende refletir sobre a farsa do poder e a sua dinâmica social, tendo a ilusão como centro de toda a obra: “É curioso que a ideia de máscara de há muitos anos seja facilmente comparada hoje em dia”, Nuno Cardoso diz que é difícil andarmos a descoberto.

“Todos vivemos atrás de uma máscara nas redes sociais e em papeis que desempenhamos no dia a dia”, explica.

"O Balcão", de Jean Genet, tem como espaço principal um bordel de luxo, mas com uma metáfora decadente. Lá fora, há uma revolução.

O encenador afirma que há uma semelhança com os tempos de pandemia que vivemos “também estamos fechados, confinados, só não há uma revolução lá fora”, acrescenta “pelo menos de forma visível e terrível”.

O espetáculo de 02h30, sem intervalo, está em cena de 12 a 23 de janeiro, no TNSJ, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+