Tempo
|
A+ / A-

Marcelo condecora postumamente Saramago com o grande-colar da Ordem de Camões

16 nov, 2021 - 22:42 • Lusa

O centenário do nascimento do escritor começou a ser celebrado esta terça-feira, um ano antes, com uma programação cultural internacional.

A+ / A-

O Presidente da República condecorou, esta terça-feira, postumamente José Saramago com o grande-colar da Ordem de Camões, pelos "serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas", no arranque das comemorações do centenário do nascimento do escritor.

Marcelo Rebelo de Sousa entregou a condecoração à presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor, Pilar del Río, no Teatro Nacional São Luiz, em Lisboa, antes do concerto de abertura oficial das comemorações deste centenário.

"José Saramago, Prémio Nobel e Prémio Camões, bem merece que lhe seja conferida hoje, a título póstumo, outra distinção que evoca o nosso poeta quinhentista: a Ordem de Camões, definitivamente institucionalizada neste ano, e que se destina a galardoar serviços únicos prestados à cultura e à língua portuguesas", afirmou o chefe de Estado.

"E estou certo de que essa definição e o grande-colar que vou entregar a Pilar del Río contêm, em si mesmos, a justificação deste gesto tão merecido e tão simbólico, em nome de Portugal", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na assistência estavam, entre outros, o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, na aldeia ribatejana de Azinhaga, e morreu a 18 de junho de 2010, na ilha espanhola de Lanzarote. O centenário do seu nascimento começou a ser celebrado esta terça-feira, um ano antes, com uma programação cultural internacional.

O Presidente da República referiu que "a Fundação [José Saramago], as escolas, as bibliotecas, os teatros, os poderes públicos e a sociedade, em Portugal e por todo o mundo", irão comemorar esta data e que, "desse vasto programa, este é um dos momentos marcantes e mais institucionais".

Numa intervenção de cerca de cinco minutos, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que José Saramago seria o primeiro a reconhecer "que as palavras fazem coisas, levantam as pessoas da opressão, mudam-lhes o destino, mudam o que acontece, reveem a história, permitem o futuro".

"A um escritor, e a um escritor como Saramago, é dado fazer acontecer o seu próprio destino, que é contrário de um destino: pertencer ao sítio onde se nasceu, mas ir mais longe, trabalhar a palavra dos outros como tradutor ou a atualidade como jornalista e escrever textos seus que vão muito além da circunstância, chegar aparentemente tarde ao cânone e nele se integrar com uma força indesmentível e irresistível, escrever para os portugueses e atingir todo o mundo", prosseguiu.

O chefe de Estado assinalou o alcance da "palavra do escritor" que, "sendo individual, dirige-se a todos, e chega a muitos, muitos, muitos milhões", e realçou depois que a "palavra do Presidente", por sua vez, "representa muitos, alguns milhões", em nome dos quais atribuiu a Saramago a distinção póstuma com o mais alto grau da Ordem de Camões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTÓNIO
    17 nov, 2021 QUEIJAS 13:37
    Discordo só é entendivel por poucos e como gestor foi bastante mau.

Destaques V+