Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lago encontrado em Marte

25 jul, 2018 - 17:32

A massa de água encontrada em Marte poderá ter as características necessárias para a existência de vida microscópica.

A+ / A-

A presença de água líquida num lago subterrâneo, sob uma planície gelada no sul de Marte, foi esta quarta-feira anunciada por uma equipa de cientistas italianos. Será um corpo de água com uma "dimensão considerável" e acredita-se que poderá ser um habitat para a vida microbiana.

O lago foi descoberto por um satélite em órbita à volta de Marte, que identificou um reservatório de água com 20 quilómetros de diâmetro.

O lago terá a forma de um triângulo arredondado e está localizado a 1,5 quilómetros de profundidade. É o primeiro corpo estável de água líquida encontrado em Marte.

A água é considerada um elemento fundamental para a existência de vida. Apesar da falta de provas, esta nova descoberta aumenta a probabilidade de ser encontrada vida em Marte.

Os investigadores alertam que poderá demorar anos até que se consiga verificar se existem vida na massa de água encontrada. Será necessária uma missão no terreno que consiga furar o gelo e recolher uma amostra da água.

“Este é o local em Marte onde existe algo que se assemelha a um habitat, um local onde a vida poderia subsistir”, diz Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica em Itália, em entrevista à agência Reuters.

O investigador responsável pela descoberta acrescenta que o tipo de ambiente que existe onde foi encontrado o lago “não é propriamente o ideal para passar férias, para pescar ou nadar, mas existem organismo terrestres que conseguem sobreviver e prosperar em ambientes semelhantes. Existem microorganismos que são capazes de sobreviver até no gelo.”

O dados que permitiram a descoberta do lago subterrâneo foram recolhidos, entre Maio de 2012 e Dezembro de 2015, por um instrumento a bordo de um veículo espacial, da missão Mars Express, da Agência Espacial Europeia.

“Levou-nos longos anos de análise de dados e um grande esforço para encontrarmos um bom método de forma a termos certeza de que o que estávamos a observar era inequivocamente água líquida", diz à Reuters Enrico Flamini, co-autor do estudo e cientista na Agência Espacial Italiana.

O planeta Marte, anteriormente, já teve outras condições ambientais, com um clima mais quente e húmido. Já teve massas de água significativas, tal como indicam as características encontradas na superfície do planeta.

A água encontrada terá uma temperatura abaixo dos zero graus e o facto de ainda de encontrar em estado líquido indica a presença de sal. Estima-se que a temperatura seja entre os 10 e os 70 graus Celsius negativos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+