A+ / A-

Tribunal confirma fim dos “Táxi”. Elementos da banda criam os "T4X1: tê, quatro, xis, um"

29 jun, 2018 - 00:01

João Grande e Rui Taborda não concordam com decisão do tribunal, mas vão continuar a fazer concertos com o novo nome.

A+ / A-

Os músicos João Grande e Rui Taborda vão acatar a decisão do judicial que os impede de usar o nome da banda "Táxi", referindo que a nova designação da sua banda passa a ser "T4X1: tê, quatro, xis, um".

O Tribunal da Relação de Lisboa considera que "terminou" a banda Táxi, conhecida por temas como "Cairo", "Chiclete" ou "Rosete", impedindo os ex-integrantes da banda João Grande e Rui Taborda de realizarem "concertos ou qualquer outro tipo de performance sob essa designação".

No acórdão da Relação, a que a Lusa teve acesso, os juízes decidiram "julgar parcialmente procedente" uma providência cautelar que ordena que João Grande e Rui Taborda se "abstenham de quaisquer atos de utilização do nome Táxi, nomeadamente abstendo-se de realizar concertos ou qualquer outro tipo de performance sob essa designação, e de editar quaisquer novas obras artísticas sob a mesma designação à revelia" de Henrique Oliveira e Rodrigo Freitas.

Os músicos, em comunicado enviado à Lusa, garantem que vão respeitar a decisão do Tribunal da Relação, referindo que a nova designação da banda é "T4X1: tê, quatro, xis, um" e que todos os concertos serão sob esta nova designação.

O documento acrescenta que Rui Taborda e João Grande "discordam plenamente" da decisão judicial e que o recurso para o Supremo Tribunal de Justiça "é um direito que os assiste".

"Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos o apoio que nos têm dado no Facebook, e dizer que, por essa razão, sentimo-nos ainda mais fortes e convictos para devolvermos esse carinho aos nossos fans. Em breve anunciaremos os concertos, que nós, T4X1, vamos dar este verão: Contamos convosco", referem os músicos no documento.

Recordando a vitória no tribunal de primeira instância e destacando a posição de um dos juízes da Relação de Lisboa que analisou o processo e que anexou ao acórdão a sua declaração de voto vencido, os músicos afirmam que nesta recente decisão lê-se que os quatro membros da formação original da banda não podem usar o nome Táxi "até à decisão da ação principal terminar, essa sim definitiva".

A providência cautelar interposta por Henrique Oliveira e Rodrigo Freitas surgiu na sequência de João Grande e Rui Taborda terem decidido voltar a atuar sob o nome Táxi sem a sua autorização, dando agora a Relação de Lisboa como assente que os quatro elementos tinham acordado, em 2006 - ano em que tentaram retomar a carreira musical -, que todas as decisões respeitantes à banda fossem tomadas por unanimidade e que, "face ao agravamento" de desentendimentos entre eles, em outubro de 2010, os quatro "combinaram extinguir a banda".

Para os juízes da Relação de Lisboa, "este grupo, a banda Táxi", constituído desde a sua formação, em 1979, pelos quatro elementos, "não ficou suspenso, terminou, extinguindo-se enquanto na tal reunião" entre os quatro, em finais de 2010, na qual ficou também definido que, pretendendo continuar a sua atividade, João Grande e Rui Taborda "formariam nova banda, o que aliás fizeram".

A atuação de João Grande e Taborda, com outros três novos músicos, está prevista para o Festival Remember 80's, a decorrer nos dias 6 e 7 de julho, na vila do Crato, no Alto Alentejo.

O álbum que a banda original lançou o com o seu nome - "Táxi" -, que incluía temas como "Chiclete", "TV-WC", Vida de Cão" e "Lei da Selva", entre outros, foi o primeiro Disco de Ouro do rock português, tendo a sua apresentação sido feita em Cascais, Lisboa, em 1981, aquando da primeira parte do espetáculo dos britânicos The Clush.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+