Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Deco responde

Rótulos. Sabe o que está a comprar para comer?

17 out, 2016 - 12:34 • Deco

Assinala-se esta domingo o Dia Mundial da Alimentação. As escolhas alimentares são essenciais para a promoção da saúde, mas quem nunca ficou com dúvidas perante um rótulo?

A+ / A-

Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido escreva para online@rr.pt

Veja também:


O nosso rendimento físico e intelectual é determinado, em grande parte, pelo que comemos. O consumidor deve estar, por isso, informado quando adquire os alimentos de que necessita. O rótulo é, muitas vezes, a única fonte de informação disponível nos produtos pré-confeccionados ou processados industrialmente.

Mas nem todos os consumidores sabem avaliar e seleccionar correctamente os produtos alimentares que consomem. A forma mais prática e acessível de o fazer é através dos rótulos.

A informação da tabela nutricional deve ajudar a comparar produtos semelhantes, a determinar a frequência de consumo do produto alimentar e a fazer a escolha mais saudável.

Como fazer a leitura do rótulo?

Precisamente para ajudar os consumidores a fazer escolhas saudáveis, algumas marcas têm um resumo da informação nutricional, por porção, de quatro nutrientes cujo consumo deve ser moderado: açúcares, gorduras, gorduras saturadas e sal.

Indicam ainda a energia, em quilocalorias ou quilojoules, e a percentagem da dose de referência (DR) que uma porção do produto fornece de cada nutriente.

As marcas das cadeias de supermercado, chamadas marcas brancas, e algumas de fabricante incluem este resumo nutricional, mas cada uma à sua maneira, o que complica a vida ao consumidor.

Esta informação é facultativa e como a forma de apresentação não está definida por lei, as marcas não têm regras a cumprir. O consumidor ganharia se houvesse uma harmonização.

Para que serve o código de cores no rótulo nutricional?

As cores do semáforo facilitam a leitura da informação nutricional, classificando os nutrientes do mais para o menos saudável. Assim, alimentos com mais nutrientes verdes traduzem a opção mais saudável. Nutrientes amarelos são uma boa opção. Os vermelhos devem ser consumidos ocasionalmente ou em menor quantidade. O uso de cores facilita a leitura, mas os critérios por detrás da atribuição devem também ser uniformizados e estabelecidos por uma entidade independente.

O que são os dados nutricionais mencionados no rótulo?

Além do resumo nutricional, os consumidores podem informar-se na declaração nutricional. Normalmente, e se há espaço no rótulo, essa declaração surge em formato de uma tabela, mas pode ser um texto que reúne os dados nutricionais.

Independentemente do formato, a declaração nutricional tem regras a cumprir. Por exemplo, há seis nutrientes obrigatórios e a ordem pela qual aparecem também está estabelecida: gorduras, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal. Até o tamanho da letra (fonte) está estabelecido por lei.

Informe-se em: DECO FORMA

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+