Tempo
|
A+ / A-

Em Peniche pode “dar banho” ao cão sem problemas

05 ago, 2016 - 12:57

Depois do café para gatos, surge em Peniche a primeira praia para cães do país.

A+ / A-

A inauguração da primeira praia para cães em Portugal está marcada para este sábado, 6 de Agosto. É uma extensão de 80 metros na praia do Porto da Areia Norte, em Peniche.

É uma forma de “juntos, animais e donos poderem desfrutar da praia”, disse à Renascença o presidente da Câmara de Peniche, António Correia.

Esta zona surge após o autarca ter aceite “o desafio lançado pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e pela Autoridade Marítima Nacional”.

Para garantir a limpeza, o controlo sanitário será aumentado, vão ser colocados sacos para dejectos dos animais e novos caixotes do lixo.

No espaço será obrigatório o uso de trela.

Na praia será afixado um edital da Autoridade Marítima com as condições de utilização, mas o presidente da Câmara aproveita para apelar aos utilizadores que “respeitem as normas e, especialmente que, de forma responsável, salvaguardem a saúde pública”.

Durante esta época balnear “os serviços de energia e ambiente e a Autoridade Marítima vão fazer a avaliação e ouvir opiniões para ajustar as condições às necessidades dos utilizadores”.

Em declaração à Renascença, António Correia admite que, “se tudo correr bem, vão estudar a possibilidade de outra ou outras localizações”.

Antes mesmo da inauguração, a Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche contestou a criação desta praia, alegando risco para o património ambiental, mas a autarquia rejeitou qualquer perigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    08 ago, 2016 Trofa 09:06
    ainda bem que a C.M,Peniche fez isto, porque os cães não sabem ler e normalmente são acompanhados por "burros dos donos" que vão para praias onde não são permitidos animais.
  • VICTOR MARQUES
    05 ago, 2016 Matosinhos 18:47
    E é justo! Se nas praias sempre entraram "burros","camelos", "bois" e outros que tais...
  • Tó Zé da Burra
    05 ago, 2016 Lisboa 16:39
    Frequentemente ia pescar para Peniche. Agora deixo de ir.
  • Maria Nogueira
    05 ago, 2016 Montijo 16:28
    Parabéns Autarquia de Peniche. Decisão que deveria ser seguida por outras, tal como disse o Gervasio o civismo de um pcvo verfica-se pela forma como trata os seus animais o mesmo se aplicando aos donos dos animais
  • Gervásio
    05 ago, 2016 Lisboa 15:58
    Parabéns pela atitude dessa Autarquia, que demonstrou uma nobreza de sentimentos. O civismo de um povo se verifica pela forma como trata os seus animais...

Destaques V+