Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto vai doar 15 mil euros para o quadro de Domingos Sequeira

18 mar, 2016 - 19:14

Autarquia da Invicta participa na campanha do Museu Nacional de Arte Antiga para a aquisição da obra "Adoração dos Magos".

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto anunciou esta sexta-feira que vai propor ao executivo autárquico que seja feita uma contribuição de 15 mil euros para a aquisição do quadro "Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

Durante uma intervenção no Museu da Misericórdia do Porto, onde foi hoje apresentado o quadro "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos" de Josefa de Óbidos, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que tal contribuição é feita "esperando, naturalmente, poder reivindicar no futuro que este princípio de solidariedade territorial se aplique também quando [o Porto é] receptor".

"Daremos a nossa contribuição e a nossa contribuição será a contribuição correlativa ao peso dos cidadãos do Porto, considerando que custa 600 mil euros e que nós somos 2,5% da população nacional a nossa contribuição, que irei propor, será de 15 mil euros", afirmou Rui Moreira.

Em resposta, o ministro da Cultura, João Soares, agradeceu "o gesto do senhor presidente da Câmara, de profunda generosidade" e sublinhou, no entanto, que "está quiçá aquém daquilo que o Porto merece, porque 2,5% é menos do que o Porto vale".

João Soares disse esperar que este "gesto de profundíssima generosidade" leve a que "todos os outros autarcas do país" sigam o exemplo.

"Nós estamos totalmente solidários relativamente àquilo que é o esforço no sentido de garantir a manutenção daquilo que é o património cultural do país. E portanto [digo] aqui que irei levar em próxima reunião de câmara uma proposta para que o município do Porto contribua para a aquisição do Domingos Sequeira, que é muito importante porque é uma obra que nós entendemos que deve ficar no Museu Nacional de Arte Antiga", referiu Rui Moreira.

O director do Museu Nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, sublinhou, na quarta-feira, que o donativo da Fundação Aga Khan para a campanha de Domingos Sequeira "vem coroar o esforço de milhares de portugueses".

Contactado pela agência Lusa sobre o contributo de 200 mil euros que foram formalmente entregues pela fundação no museu, em Lisboa, António Filipe Pimentel congratulou-se pelo donativo, lembrando a generosidade de muitos cidadãos do país a título individual.

Com a entrega daquele valor, a campanha de angariação de fundos para a compra do quadro de Domingos Sequeira "Adoração dos Magos", ultrapassa dois terços do valor total necessário para adquirir a obra, de 600 mil euros.

A campanha, inédita em Portugal, decorre até Abril, e o museu tem toda a informação disponível em sequeira.publico.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+