A+ / A-

Sporting

Bruno de Carvalho anuncia redução da dívida e explica empréstimo obrigacionista

30 abr, 2018 - 10:08

O presidente do Sporting revela "a verdade sobre a situação financeira" do clube. Bruno também fala sobre, e prevê, as atuais e futuras operações financeiras dos clubes rivais.

A+ / A-

O Sporting abateu 16 milhões de euros da dívida bancária, esta temporada, conforme revelou o presidente leonino, Bruno de Carvalho, em texto de opinião publicado, esta segunda-feira, no "DN".

Num texto titulado "Situação financeira do Sporting CP: empréstimos obrigacionistas" e com "a verdade sobre a situação financeira" como subtítulo, Bruno de Carvalho esclareceu a situação financeira do clube de Alvalade, cuja dívida bancária já foi reduzida em 75 milhões de euros, desde 2013, segundo o máximo dirigente verde e branco.

"O activo da Sporting SAD ascende a 287 milhões de euros, o que duplica desde 2013, sendo que a valorização real dos activos dos jogadores não está registada, pois os jogadores da formação estão avaliados em quase 0 (facto propositadamente ignorado por todos os pseudo especialistas) pelo que este aumento é ainda mais significativo; O Capital Próprio é positivo em 17 milhões de euros o que compara com o Capital Próprio negativo de 116 milhões de euros em 2013", escreveu o líder leonino.

"Em termos de Passivo destaca-se a redução da dívida bancária em 75 milhões de euros desde 2013, 16 milhões dos quais na presente época, o que é uma amortização superior ao que estava previsto no acordo com os Bancos até Junho de 2022; Em termos de resultados, a soma das últimas 4 épocas completas é de 18 milhões de euros quando as anteriores 4 épocas foi negativo em 160 milhões de euros", acrescentou.

Anatomia de um empréstimo obrigacionista

Bruno de Carvalho explicou o empréstimo obrigacionista de 15 milhões de euros, que vai de encontro ao acordo com os bancos de permitir aumentos de dívida, com a condição de ela não aumentar, no global.

"A emissão de 15 milhões está alinhada com o acordo com os atuais bancos (NB/BCP) de permitir aumentos de dívida desde que no global a mesma não aumente; a 31 de dezembro de 2017 a dívida bancária reduziu-se 16 milhões já em antecipação a esta possibilidade; A emissão global de 60 milhões visa autorizar os 30 milhões a emitir em Novembro (para reembolsar a linha de 2015) e esta nova operação que poderá ir de 15 a 30 milhões", pode ler-se no texto do líder leonino, que acrescentou:

"Face à conjuntura atual do mercado, da regulamentação existente e da interferência de terceiros, o Conselho de Administração considerou mais sensato, após consulta com os intervenientes do processo e especialistas de mercado, e no momento em que teve de tomar a decisão, prorrogar a atual emissão obrigacionista de 30 milhões para Novembro 2018 com a manutenção do pagamento de juros de 6,25% (taxa anual) por mais seis meses. Esta decisão foi bem recolhida pelos vários intervenientes no processo, nomeadamente, os Bancos, a CMVM e os consultores financeiros da operação".

Futorologia e explicações sobre os rivais

Bruno de Carvalho abordou, ainda, a "antecipação de receitas" do Benfica e antecipou uma operação de financiamento do FC Porto:

"Antecipação de receitas do SLB - confirmou uma operação de 100 milhões há dias. Falam em 97,3 milhões a que se adicionarmos juros e comissões ultrapassarão dos 100 milhões. Esta antecipação de créditos 'sem recurso' significa que cederam as receitas futuras da NOS a uma entidade financeira que irá ser sempre reembolsada sem possibilidade de renegociação de dívida se a operação futura correr mal. O SLB termina com qualquer ligação forte à banca nacional o que não fará sentido numa perspetiva de ligação aos centros de decisão nacionais (ninguém apoiará a sociedade se alguma coisa falhar no empréstimo obrigacionista)".

"O FC Porto também prepara uma operação de financiamento (esta em princípio com recurso) 'parqueando' também o contrato da Altice numa entidade do Grupo servindo de colateral para um empréstimo que lhe permitirá reestruturar a dívida", detalhou Bruno de Carvalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 30 abr, 2018 12:23
    Seravque a sardinha de espanha e boa como a nossa?
  • 30 abr, 2018 12:12
    Coitadito do vitoria de setubal! Foi bilhtes gratis para toda gente e depois perderam!

Destaques V+