A+ / A-

Rússia

Secretário de Estado do Vaticano lamenta morte de Alexei Navalny

18 fev, 2024 - 17:05 • Eclesia

O cardeal Pietro Parolin assumiu que a notícia o “encheu de dor”.

A+ / A-

O secretário de Estado do Vaticano lamentou a morte do opositor russo Alexei Navalny, que faleceu na sexta-feira numa prisão no Ártico, admitindo que esperava um desfecho “diferente” para o dissidente.

O cardeal Pietro Parolin falava à margem de uma Missa, em Roma, pelo 106.º aniversário da Restauração do Estado da Lituânia, assumindo que a notícia da morte de Navalny o “surpreende” e “enche de dor”.

O opositor do presidente Putin, detido desde 2021, faleceu aos 47 anos, na colónia prisional do Ártico IK-3, onde cumpria pena de 19 anos.

Questionado sobre se este acontecimento muda a posição da Santa Sé em relação à Rússia, o cardeal Parolin disse ser “prematuro” tecer considerações sobre o caso.

Já durante a Missa, na presença de vários embaixadores, o secretário de Estado do Vaticano apelou à oração “pela causa da paz”.

“Quanta necessidade de paz: na Europa, no Médio Oriente e em muitas outras partes do mundo”, indicou, numa intervenção divulgada pelo portal de notícias da Santa Sé.

Para o responsável diplomático, há “um sopro ameaçador” de guerra, após o conflito na Ucrânia, mas é preciso “acreditar que o milagre da paz é possível”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+