Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa Francisco quer ser sepultado fora do Vaticano

13 dez, 2023 - 14:16 • Aura Miguel

Francisco celebra 87 anos no próximo domingo. O Papa não exclui a hipótese de resignar, mas considera que ainda não é hora de o fazer.

A+ / A-

“Quero ser sepultado em Santa Maria Maior, o local está pronto”, confidenciou o Papa Francisco a uma jornalista mexicana, a propósito da sua devoção à Virgem de Guadalupe, padroeira das Américas.

Francisco, que faz 87 anos no próximo domingo, revelou à cadeia televisiva N+ o desejo de ser sepultado não no Vaticano, mas na famosa basílica de Santa Maria Maior.

Situada no coração de Roma, a basílica já foi visitada 115 vezes por Bergoglio, desde que foi eleito Papa. É nela que se encontra o famoso ícone mariano Salus Populi Romani, que Francisco homenageou com uma “rosa de Ouro”, no passado dia 8 de dezembro.

“Tenho-lhe uma grande devoção e estou muito ligado àquele lugar. Dantes, quando vinha a Roma, ia lá sempre aos domingos de manhã”, revelou Francisco.

O Papa disse ainda que está a trabalhar “com a intensão de simplificar o rito das exéquias pontifícias” e que, à medida que a idade avança, “deparamo-nos com a velhice, tal qual ela é e sem disfarces”.

Francisco garante que está melhor de saúde, mas precisa que continuem a rezar por ele. A bronquite obrigou-o a cancelar a viagem ao Dubai e o Papa admite que, a partir de agora, as próximas viagens, sobretudo as mais longínquas, terão de ser repensadas em função da sua saúde.

Ainda assim, no próximo ano, o Papa espera visitar a Bélgica, a Polinésia e a Argentina: “A Bélgica é segura, as outras duas estão pendentes, veremos como andarão as coisas."

Ainda a propósito da velhice e do seu aniversário, o Papa não exclui a hipótese de resignar, mas refirma que ainda não chegou o momento.

Francisco confirma que entregou uma carta de resignação ao cardeal Bertone mas, até agora, nunca pensou usá-la. “Reconheço a valentia de Bento XVI que disse ‘basta’ quando se deu conta da sua limitação, faz-me bem o seu exemplo e peço ao Senhor também dizer ‘basta’, em algum momento, mas quando Ele quiser."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+