Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Os Aromas da Bíblia". Em Viseu há perfumes inspirados na sagrada escritura

09 nov, 2023 - 13:52 • Liliana Carona

Diocese de Viseu lançou uma coleção italiana e inédita de perfumes e essências religiosas.

A+ / A-
"Os Aromas da Bíblia" - Reportagem de Liliana Carona
Ouça aqui a reportagem de Liliana Carona

A livraria Jornal da Beira, da Diocese de Viseu, lançou uma coleção italiana e inédita de perfumes e essências religiosas. “Os Aromas da Bíblia”, foram apresentados pela primeira vez em Portugal, numa iniciativa que pretende inovar e captar novos públicos.

À entrada, percebemos que ali já não se vendem somente livros ou artigos religiosos. O padre António José Santiago, diretor da Fundação Jornal da Beira, mostra os aromas da nova coleção de perfumes e ambientadores.

“Temos o 'Incenso' das igrejas de Roma, logo na Sagrada Escritura, no livro do Génesis, ele fala-nos da importância do incenso, até como sinal de cura e purificação. Depois temos um segundo aroma que é o 'Nardo', de Maria Madalena, ela própria lavou os pés de Jesus com esse aroma. E depois temos uma terceira essência, a 'Rosa Mística', a rainha de todas as flores que encontramos no livro, o Cântico dos Cânticos”, descreve à Renascença.

Referências a episódios bíblicos, mas também aos Museus do Vaticano, que podem agora ser conhecidos pelo olfato.

“Temos um aroma, o 'Ethnos', que tem a ver com a etnologia dos museus do Vaticano, que lembra a necessidade do diálogo entre as religiões e outro perfume que lembra a importância dos 'Jardins do Vaticano' e tem um outro terceiro que tem a ver com o 'Museu dos Mapas', que nos lembra o mundo inteiro. O Papa Gregório XIII, contemplava Itália e o mundo inteiro, olhando aqueles mapas”, aponta António José Santiago para o perfume em exposição.

O mundo inteiro traduzido em aromas, uma ideia explicada pelo diretor da Fundação Jornal da Beira. O padre conta que a iniciativa surgiu pensando na Igreja e na pastoral.

“Temos de inovar, não podemos estar acomodados, sedentários. E até fruto da situação que vivemos, temos de criar novos ambientes, porque não ambientes para casa? Porque não irmos ao encontro da Sagrada Escritura e trazer para o dia a dia, aquilo que estava esquecido, que eram os aromas da Sagrada Escritura? E depois de uma investigação, chegámos a Roma onde encontrámos uma empresa que nos podia ajudar a fazer estes perfumes”, recorda.

O diretor da Fundação Jornal da Beira realça que “são coleções, uma coleção dos aromas da Bíblia e uma outra dos aromas dos museus do Vaticano, que foram pedidas à criadora, pela Santa Sé” e que importaram para Portugal, conclui.

Na primeira coleção dos aromas da Bíblia podemos encontrar as referências na Sagrada Escritura e, na segunda, os outros aromas dos Museus do Vaticano, com uma simbologia muito forte, ligada ao mundo, preocupada com os diálogos inter-religiões.

Para o padre António José Santiago “é importante acolher todas as culturas, a importância com o ambiente e a importância com acolher o outro e o anúncio do Evangelho, que é este bom odor que é Cristo”.

Pioneira em Portugal, esta coleção de perfumes está, por enquanto, só disponível na livraria Jornal da Beira, mas já há pedidos para chegar a outros pontos do país. A coleção “Os Aromas da Bíblia” foi apresentada no passado dia 30 de outubro. O preço de um perfume ronda os 30 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+