A+ / A-

Diplomacia Vaticano

Núncio açoriano transferido da Arménia para os Camarões e Guiné Equatorial

07 set, 2023 - 10:08 • Redação

Arcebispo açoriano inicia funções em outubro numa região com problemas acrescidos ao nível da liberdade religiosa.

A+ / A-

D. José Bettencourt é o novo Núncio da Santa Sé na República dos Camarões e Guiné Equatorial.

O arcebispo açoriano é transferido pelo Papa para uma zona de África onde - de acordo com o Relatório mais recente da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre - a liberdade religiosa piorou desde 2021.

D. José Avelino Bettencourt, Núncio Apostólico (Embaixador) da Santa Sé desde 2018, encontrava-se a exercer funções diplomáticas na Geórgia, Arménia e Azerbaijão.

No anúncio deste novo posto como Núncio Apostólico da Santa Sé é revelado que a transferência se fará no mês de outubro. Será a segunda vez que D. José Bettencourt estará em África numa posição diplomática. Em 1999 serviu, como Conselheiro, na Nunciatura do Vaticano na República Democrática do Congo, onde assistiu à guerra civil e ao assassinato do presidente Laurent-Désiré Kabila, em 18 de janeiro de 2001.

Quando D. José Avelino Bettencourt foi nomeado bispo, o Papa atribuiu-lhe simbolicamente, a titularidade da antiga diocese de Cittanova, no território da Croácia.

É o primeiro Núncio de origem açoriana e o segundo português depois de D. António Monteiro de Castro.

D. José Bettencourt é o 20.º açoriano nomeado bispo, e enviado para funções fora do arquipélago.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+