Tempo
|
A+ / A-

Abusos na Igreja será uma das "fragilidades” abordadas na Via-Sacra

04 ago, 2023 - 00:13 • Cristina Nascimento

Momento que se realiza na sexta-feira no Parque Eduardo VII vai refletir sobre problemas que os jovens sentem na sua vida.

A+ / A-

Um dos textos da Via-Sacra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será sobre os casos de abuso sexual no contexto da Igreja Católica.

A Via-Sacra vai realizar-se esta sexta-feira, no Parque Eduardo VII, um momento que contará também com a presença do Papa Francisco.

O padre jesuíta, João Goulão, diretor do Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), explica que a abordagem deste tema já estava pensado, ainda antes de se ter sabido do encontro de Francisco com vítimas portuguesas que aconteceu na quarta-feira ao fim do dia.

Na conferência de imprensa diária da organização da Jornada Mundial da Juventude, João Goulão explicou que foi feita uma auscultação alargada sobre que temas deviam estar em destaque e que “foi claro desde o início” que este seria um deles.

Serão também mencionados outros temas de "vulnerabilidades e fragilidades" que afligem os jovens, nomeadamente a saúde mental, a solidão, a digitalização, a guerra, a precariedade laboral e o desemprego, entre outros.

O diretor do CUPAV fez questão de esclarecer que “a Via-Sacra traz a luz e indica que é possível recomeçar”.

A Via-Sacra que vai ter lugar ao quarto dia da JMJ começou a ser preparada há três anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+