Tempo
|
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

Vaticano apresenta novo selo comemorativo da JMJ Lisboa

07 jul, 2023 - 12:24 • Redação

Imagem é a mesma do logo da Jornada Mundial da Juventude, que foi criado pela jovem designer portuguesa Beatriz Roque Antunes.O selo vai custar 3,10 euros.

A+ / A-

O novo selo comemorativo da JMJ Lisboa 2023 divulgado esta sexta-feira pelo Vaticano é inspirado no logótipo oficial da Jornada, que foi criado pela designer portuguesa Beatriz Roque Antunes.

O selo mede 30X40 mm e terá o valor de 3,10 euros, numa tiragem de 45 mil unidades.

De acordo o comunicado do Serviço Postal e Filatélico do Governo do Estado do Vaticano, o logótipo “descreve, sobre o fundo de uma grande cruz, o dinamismo de Maria que visita Isabel, segundo o lema da JMJ, Maria levantou-se e partiu apressadamente, tirado do Evangelho de Lucas”.

Na mesma nota, o Vaticano explica o significado do verbo “levantar”, escolhido pelo Papa para o lema da JMJ Lisboa 2023, para “sublinhar a importância de empreender um caminho de discernimento, mas ao mesmo tempo de estar ao serviço dos outros”.

Em 15 de maio, o Vaticano lançou um primeiro selo comemorativo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 inspirado no Padrão dos Descobrimentos, com a imagem do Papa Francisco no lugar do Infante D. Henrique e com jovens no lugar dos navegadores.

O selo comemorativo causou polémica e, três dias depois de ter sido apresentado, o Vaticano anunciou que a primeira versão iria ser retirada de circulação, na sequência das críticas à imagem por remeter para um “passado colonialista”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+