Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa Francisco encontrou-se com vítimas de abusos em Portugal

02 ago, 2023 - 20:45 • Maria João Cunha , Aura Miguel , com Ricardo Vieira

"O encontro decorreu num clima de escuta intensa e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20h15", refere o Vaticano.

A+ / A-
Papa ouviu vítimas de abusos após encontro com o clero
Papa ouviu vítimas de abusos após encontro com o clero

O Papa Francisco encontrou-se esta quarta-feira com vítimas de abusos na Igreja em Portugal, confirmaram o Vaticano e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

"O encontro decorreu num clima de escuta intensa e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20h15", refere a Santa Sé, em comunicado.

O Santo Padre ouviu mais de uma dezena de testemunhos de vítimas de todo o país.

"Hoje à noite, no final dos encontros institucionais e com a Igreja, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura um grupo de 13 pessoas, vítimas de abusos por parte de membros do clero, acompanhadas por alguns representantes das instituições da Igreja portuguesa responsáveis pela proteção de menores", indica o Vaticano.

O encontro aconteceu na Nunciatura de Lisboa, após uma oração de vésperas com membros do clero no Mosteiro dos Jerónimos.

As vítimas estiveram com o Papa acompanhadas por alguns representantes de instituições encarregadas da tutela de menores na Igreja em Portugal: Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA; Paula Margarido, presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas; Pedro Strecht, coordenador da ex-Comissão Independente, adianta a CEP, em comunicado.

"Este encontro do Santo Padre representa a confirmação do caminho de reconciliação que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer neste âmbito, colocando as pessoas vítimas em primeiro lugar, colaborando na sua reparação e recuperação, de forma que lhes seja possível olhar o futuro com esperança e liberdade renovadas", sublinha a Comissão Episcopal Portuguesa.

O encontro com as vítimas de abuso não fazia parte da agenda oficial da visita do Papa Francisco a Portugal, que teve início esta quarta-feira, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No entanto, o encontro já tinha sido anunciado pelo coordenador da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar.

[notícia atualizada às 21h54]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+