Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Tortura não é uma história do passado", alerta Papa

30 mai, 2023 - 21:41 • Aura Miguel

Francisco recorda como o próprio Jesus Cristo foi torturado e crucificado e pede para se pôr fim ao “horror da tortura”.

A+ / A-

Durante o mês de junho, o Papa convida a rezar pela abolição da tortura. A iniciativa parte da Rede Mundial de Oração pelo Papa e, todos os meses, Francisco propõe aos fiéis rezar por uma intenção específica.

“A tortura. Meu Deus, a tortura! A tortura não é uma história do passado. Infelizmente, faz parte da nossa história atual”, lamenta o Santo Padre numa mensagem vídeo hoje divulgada, com a intenção de oração para junho.

“Como é possível que a capacidade humana para a crueldade seja tão grande? Existem formas de tortura muito violentas, outras mais sofisticadas, como os tratamentos degradantes, a anulação dos sentidos ou as detenções em massa em condições desumanas que tiram a dignidade da pessoa. Mas isso não é uma novidade.”

O Papa recorda como o próprio Jesus foi torturado e crucificado e pede para se pôr fim ao “horror da tortura”.

Para Francisco, é essencial colocar a dignidade da pessoa acima de tudo, sob pena de as vítimas não serem consideradas pessoas, mas “coisas” e serem “objeto de maus-tratos desmedidos, causando a morte ou danos psicológicos e físicos permanentes por toda a vida”.

O vídeo termina com um convite do Papa: “Rezemos para que a comunidade internacional se empenhe concretamente na abolição da tortura, garantindo apoio às vítimas e aos seus familiares”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+